O Time GAPH/Gestão de Alta Performance Hospitalar da Fundação Padre Albino promoveu, durante essa semana, treinamento sobre a temática Lean para aprimorar os serviços de saúde e promover melhorias na assistência aos pacientes.
A enfermeira coordenadora do Núcleo Interno de Regulação de Vagas dos hospitais da FPA, Vanessa Holanda Gila, compartilhou os resultados obtidos na primeira fase do projeto ‘Transformação Lean nas Emergências’ e apresentou os planos para a segunda fase.
“O projeto ‘Transformação Lean nas Emergências’ foi inicialmente executado com sucesso na Unidade de Urgência e Emergência no Hospital Padre Albino e trouxe melhorias significativas nos processos internos, aumentando a eficiência no atendimento e reduzindo o tempo de espera dos pacientes”, disse Vanesa.
Em virtude dos resultados positivos alcançados, o Hospital Padre Albino foi selecionado como a única unidade hospitalar de São Paulo apta a receber o projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS) em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, denominado ‘Transformação Lean nos Hospitais’.
Durante a visita aos setores de assistência do Hospital Emílio Carlos, a enfermeira apresentou os aprendizados e as melhorias implementadas no Hospital Padre Albino, buscando engajar as equipes do Emílio Carlos na jornada de aprimoramento.
“A intenção é que as equipes dos dois hospitais trabalhem em conjunto, identificando oportunidades de melhoria e aplicando as práticas LEAN para otimizar o atendimento aos pacientes”, destacou ela.
Para Adriani Moraes, gerente do Núcleo da Qualidade da FPA, a integração entre as unidades potencializará os novos resultados. "Com a união dos esforços dos profissionais de saúde e o apoio do projeto ‘Transformação Lean nos Hospitais’, espera-se que ambos os hospitais da Fundação Padre Albino atinjam novos patamares de excelência, tornando-se referências em gestão hospitalar no estado de São Paulo e beneficiando toda a comunidade atendida."
O Lean é metodologia de gestão que visa eliminar desperdícios, reduzir tempo de espera, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos serviços, especialmente no contexto hospitalar. Ao adotar princípios e ferramentas LEAN, os hospitais podem aprimorar suas operações, proporcionando assistência mais ágil e eficiente aos pacientes.
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