HCM reúne profissionais no 4º Simpósio de Neonatologia
Evento foi palco para discussão sobre cuidados do prematuro extremo, neuroproteção, CPAP e Método Canguru
Foto: Divulgação - Simpósio de Neonatologia teve a participação de profissionais de Rio Preto e região
Por Da Reportagem Local | 27 de março, 2025

Um dos principais centros especializados em gestação de alto risco, obstetrícia e medicina neonatal de alta complexidade no Estado de São Paulo, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto realizou, no sábado, 22, o 4º Simpósio de Neonatologia, reunindo profissionais de saúde, no anfiteatro Fleury, da Famerp - Faculdade de Medicina de Rio Preto.

O HCM é referência nacional na adoção do Método Canguru, prática de cuidado humanizado e integral do recém-nascido e sua família, que consiste no acolhimento da família da Unidade de internação, favorecendo o contato pele a pele e os cuidados individualizados dos recém-nascidos, desde o nascimento até sua alta. A condição inclusive foi reforçada com o anúncio feito pelo consultor nacional do Método Canguru do Ministério da Saúde, o médico neonatologista Sérgio Tadeu Martins Marba, um dos palestrantes convidados. “O HCM é uma referência no Brasil e, com tal, pretendemos que seus profissionais repliquem o método, adotado com bastante sucesso pelo hospital, em outras instituições de saúde do país”, declarou.

Além do Método Canguru, o Simpósio foi palco para discussão dos cuidados gerais do prematuro extremo, neuroproteção, além das modalidades de ventilação na reanimação e CPAP bolhas em bebês menores de 32 semanas.

A UTI Neonatal do HCM destaca-se também por utilizar com resultados bastante positivos o CPAP com administração criteriosa de oxigênio nos recém-nascidos em vez de optar pelo procedimento mais invasivo, a introdução de um tubo na traqueia do bebê e colocação de respirador artificial. O hospital, inclusive, possui o CPAP Bolhas Móvel, o mais moderno e avançado atualmente para o cuidado dos bebês prematuros.

O 4º Simpósio de Neonatologia teve a participação de profissionais de Rio Preto e região, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e fonoaudiólogos.

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 26 de setembro de 2025
‘Nem todas as mulheres querem sentir dor com tratamento estético’
Por Da Reportagem Local | 24 de setembro de 2025
Hospital Unimed São Domingos inaugura maternidade amanhã
Por Da Reportagem Local | 22 de setembro de 2025
24 hospitais da região têm melhor índice de captação de órgãos de SP