Pacientes de diferentes cidades e idades, todas com histórias únicas, mas unidas por um diagnóstico em comum: o câncer de mama. Foi assim que, na manhã do dia 17 de outubro, o Hospital de Câncer de Catanduva (HCC) promoveu encontro especial como parte das ações do Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O evento proporcionou momentos de troca e acolhimento, onde as pacientes compartilharam suas vivências e desafios com a doença; receberam orientações da equipe multidisciplinar do HCC; desfrutaram de café da manhã especial e foram presenteadas com mimos oferecidos pelo hospital e pela Associação Sempre Viva, parceira na causa.
Durante a atividade, as pacientes conheceram mais sobre a trajetória do HCC e os projetos de humanização desenvolvidos. Foram abordados temas como a confecção de próteses, os direitos garantidos ao paciente oncológico, incluindo auxílio-doença, isenção de IPVA e imposto de renda, transporte gratuito e a possibilidade de saque do FGTS e do PIS/Pasep.
A nutrição dos pacientes foi outro ponto importante discutido, com orientações sobre como amenizar os sintomas relacionados à alimentação durante o tratamento. Além disso, as participantes contaram com a presença de profissional especializada que abordou o processo de reconstrução da aréola mamária através de tatuagem, recurso que ajuda muitas mulheres a resgatar sua autoestima após a cirurgia.
“O evento foi mais uma iniciativa do HCC pela conscientização e cuidado integral com as pacientes, reforçando a importância do suporte emocional e informativo para enfrentar o câncer de mama”, explicou Bianca Espejo Stanquevis, nutricionista do hospital.
Autor