Grupos representam Catanduva no maior festival da América Latina
Flor de Chita e Núcleo Condão se apresentam em Curitiba a partir desta quarta-feira e seguem com exibições até sábado
Foto: Cris Anovazzi - Flor de Chita leva para o festival a intervenção ‘Travessias: de Rosa a Cândido’
Por Da Reportagem Local | 29 de março, 2023

Os núcleos artísticos Grupo Flor de Chita e Núcleo Condão, de Catanduva, representarão o município no maior festival de teatro da América Latina: o Festival de Curitiba - Fringe. Os catanduvenses se apresentam a partir desta quarta-feira, 29 de março, e seguem com exibições até sábado, 1º de abril, em praças e centros históricos da capital do Paraná. Ao todo serão oito apresentações, sendo quatro de cada uma das companhias. 

Flor de Chita leva para o festival a intervenção “Travessias: de Rosa a Cândido”, que traz em sua história a imersão do grupo através das incursões pelo sertão mineiro, em Cordisburgo, cidade natal de Guimarães Rosa e vivências teatrais inspiradas no escritor Antônio Cândido. 

A apresentação itinerante retoma o fio da narrativa popular, com causos encenados extraídos do folclore interiorano e canções compostas pela própria trupe mambembe.

O espetáculo foi um dos escolhidos para conter audiodescrição, ou seja, comentários adicionais dirigidos às pessoas com deficiência visual (cegas e com baixa visão).

O elenco é formado por Aline Leite, Celso Zukovski, Lucas Alves, Rafael Back, Rafael Jorda, Thayna Carvalho e Yara Santos. Direção de cena assinada por Rafael Back. A direção musical é de Celso Zukovski. A direção de produção é de Cris Anovazzi. A concepção dos figurinos é de Cris Anovazzi e Lucas Alves e a execução é de Vânia Santos.

Já o Núcleo Condão apresentará “Histórias Aleatórias”, contação de histórias diferenciada e interativa. São seis histórias, um narrador e um dado cênico que é utilizado pelos ouvintes para sortear a história que será contada, surpresa para o público e, também, para o contador. No Condão o artista narrador e diretor é Rafael Jorda e a direção de produção é de Cris Anovazzi.

O FESTIVAL

O Fringe completa, em 2023, 25 anos de história pensando e mostrando a história do teatro Brasileiro. O Festival é formado por eventos artísticos de diversas linguagens, gêneros e formatos, inéditos ou não, para adultos, jovens ou crianças: espetáculos em espaços convencionais e não convencionais, teatro de rua, circo, performance e atividades formativas.

Na edição deste ano o evento contará com 12 dias de programação, 280 espetáculos, 1.800 artistas de mais de 20 cidades de 12 estados do Brasil, com três países participantes - Brasil, Argentina e Bolívia - e 44 espaços de ocupação artística.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
Jovem On propõe mergulho no universo geek, pop e oriental no Sesc
Por Da Reportagem Local | 15 de novembro de 2024
Ateliê Móvel promove atividades artísticas gratuitas a partir de sábado
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2024
Clube da Velha Guarda tem show com Sanfa & Gil hoje