Grupos de dança brilham em etapa do FestDance Brasil
Fotos: Divulgação - Cia de Dança Fachi (foto) apresentou cinco coreografias e conquistou cinco prêmios em sua estreia
Cia de Dança Fachi, Degagé e Sem Fronteiras somaram conquistas; Guilherme Brito foi eleito o melhor bailarino
Por Guilherme Gandini | 29 de julho, 2025

Três companhias de dança de Catanduva conquistaram resultados importantes na etapa de Bebedouro do Festdance Brasil – Circuito Nacional de Dança, no final de semana. O evento reuniu 580 bailarinos representando 38 grupos e somando 158 apresentações em dois dias. O festival é realizado em nove cidades do país e terá a finalíssima na cidade de Barretos.

A Cia de Dança Fachi apresentou cinco coreografias e conquistou cinco prêmios em sua estreia no Festdance, sendo o 1º lugar com a coreografia Stileto YouPerfect; 1º Lugar com a coreografia Valsa Lose Control; 1º lugar com a coreografia Sertanejo Universitário Corpo da Sinal; 2º lugar com a coreografia Tango Por Uma Cabeza; e 3º lugar com a coreografia Enamorado por Ti.

O grupo é dirigido pelos coreógrafos Gustavo Fávero e Julie Marchi, que atuam na cidade com intervenções culturais, eventos sociais e trabalho voluntário no programa Cidadão do Futuro. “Nosso grupo surgiu a partir da ideia de agregarmos à cultura da dança de salão em nosso município. Iniciamos com 4 pessoas e hoje somos 14 bailarinos”, diz Fávero.

Quem também se destacou na disputa foi o Grupo Degagé, que teve o melhor bailarino do festival com Guilherme Brito e nove títulos: “Paysant”, com Sofia Batista; “Singular”, com Lorena Pacheco; “Desoprimir”, com Murilo Abrão; “O Corsário”, com Guilherme Brito; “Partiu…festa!”, com Yasmin Silva; “Bará”, com Guilherme Brito; “Paradoxo”, com Igor Moura; “Oceano e as Pérolas”, com Lorena Pacheco e Sofia Batista; e “Ctrl Shift”, com Mirella Reia e Rafaella Prado.

O Degagé ainda conquistou a segunda colocação com três coreografias: “Boneca Tempestade”, com Isadora Ramos; “Entre(laços)”, com Guilherme Rodrigues e Murilo Abrão; e “Entrée do Prólogo das Fadas - A Bela Adormecida” - Conjunto Clássico de Repertório Juvenil.

TEM MAIS

O bailarino e coreógrafo Henry Sousa também conquistou o primeiro lugar na categoria solo estilo livre infantojuvenil. A coreografia apresentada foi a “Confiante”. No ano passado, o artista se destacou nas etapas de Bebedouro e Barretos. Ele iniciou na dança em 2023.

Grupo Sem Fronteiras vence no estilo livre

O Grupo de Dança Sem Fronteiras PCD, de Catanduva, conquistou o 1º lugar na categoria Estilo Livre com a coreografia "Sobreviventes", tendo Julie Marchi como coreógrafa. Todos os bailarinos são pessoas com deficiência: Deise, Wenderson, Cirley, Thais, Wagner, Antônio, Márcia, Anderson, Acione e Ailton. Atualmente, o grupo ensaia na Coordenadoria de Inclusão Social e tem o transporte dos integrantes cedido pela Prefeitura de Catanduva.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 26 de setembro de 2025
Artesãos fazem feira de forma independente na Estação Cultura
Por Da Reportagem Local | 26 de setembro de 2025
‘Dança em Foco’ tem três dias de apresentações no Teatro Municipal
Por Da Reportagem Local | 25 de setembro de 2025
Cine Debate exibe filme queniano premiado em festivais independentes