Frio faz movimento nos bancos de sangue da região despencar
Além da frente fria, a proximidade do feriado prolongado de 9 julho também é motivo de preocupação para gestores
Foto: Divulgação - Gabriel Castilho, de Sales, é doador frequente do Hemocentro de Rio Preto
Por Da Reportagem Local | 03 de julho, 2024

A chegada do frio no Noroeste Paulista preocupa o Hemocentro Rio Preto. O movimento na unidade caiu 37% nesta semana. A proximidade do feriado prolongado, no dia 9 de julho, também causa apreensão nos gestores da unidade.

“Nas segundas e terças-feiras costumávamos receber em média 70 doadores por dia, porém, com a chegada da frente fria caiu para 40 doadores. Isso é motivo de muita preocupação, pois, na semana que vem teremos um feriado prolongado que pode aumentar o movimento nas rodovias e, consequentemente, o número de acidentes. Com isso, aumenta também o uso de sangue nos hospitais”, explica o coordenador de captação de doadores do Hemocentro Rio Preto, Guilherme Vila Real. 

Os estoques dos tipos O-, A+ e O+ são os mais preocupantes no momento. “Por ser considerado o tipo universal, o O- é o mais usado nas urgências e emergências em vítimas de acidentes de trânsito. Já os da tipagem positiva, por serem mais comuns entre a população, também têm grande demanda. Por isso, precisamos urgente aumentar o número de doações, para que a gente consiga atender as demandas nos próximos dias”, ressalta.

O estoque o tipo O- está 60% abaixo do ideal. “Precisaríamos de pelo menos 100 bolsas em estoque, mas, até quarta-feira, 3 de julho, estamos apenas com 38 bolsas deste tipo sanguíneo.”

Atualmente o Hemocentro Rio Preto e o Hemonúcleo Catanduva são responsáveis por atender 40 instituições de saúde em todo o Noroeste Paulista. Por isso, a orientação é que, antes de viajar, os doadores compareceram e doem sangue. “Sangue não se fabrica, não se compra, não se vende, sangue a gente doa. Nos ajudem a salvar vidas”, reforça.

FAÇA SUA DOAÇÃO

O Hemocentro Rio Preto funcionará normalmente, inclusive no sábado, domingo e também no feriado de 9 de julho, sempre das 7 às 13 horas. Para agendar a doação, o WhatsApp é 17 99623- 9985. A unidade fica na av. Jamil Feres Kfouri, 80, Jardim Panorama (atrás do Hospital de Base).

Já o Hemonúcleo Catanduva está localizado na rua 13 de Maio, 974, no Centro e funciona de quarta-feira a domingo, das 7 às 13 horas. O telefone para informações é 17 3522-7722.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 18 de julho de 2024
Novo aparelho de ultrassom otimiza atendimento na saúde pública
Por Da Reportagem Local | 18 de julho de 2024
Hospital de Base promove evento de anestesiologia na sexta e sábado
Por Da Reportagem Local | 17 de julho de 2024
Férias e celular: fisioterapeuta faz alerta sobre a saúde das crianças