O Grupo Flor de Chita, de Catanduva, foi contemplado pelo Fringe, que integra o Festival de Teatro de Curitiba - um dos mais importantes festivais de artes cênicas do país. A escolha veio em dose dupla: os espetáculos “Travessias - De Rosa a Cândido” e “Cores de Tarsila” foram selecionados para o evento, que acontece de 29 de março e 9 de abril, na capital paranaense.
Os trabalhos da trupe catanduvense exaltam artistas brasileiros, trazendo à cena o universo, vida e obra dos escritores Guimarães Rosa e Antônio Cândido e da artista plástica Tarsila do Amaral.
O elenco das peças é formado por Celso Zukovski, Lucas Alves, Priscila Rodrigues, Rafael Back, Rafael Jorda e Yara Santos. A direção de cena é assinada por Rafael Back e a direção de produção por Cris Anovazzi.
O grupo diz que a seleção no festival é gratificante não só pelo reconhecimento do trabalho mas, também, pela comunhão da forma como os artistas do Flor de Chita pensam e exercem seu ofício. “O Fringe tem um formato democrático que fortalece o acesso e as relações entre o público e as artes, contribuindo para o crescimento da consciência cultural individual e coletiva”, explica Rafael Back.
O FESTIVAL
O Fringe completa, em 2023, 25 anos de história pensando e mostrando a história do teatro brasileiro. O festival é formado por eventos artísticos de diversas linguagens, gêneros e formatos, inéditos ou não, para adultos, jovens ou crianças: espetáculos em espaços convencionais e não convencionais, teatro de rua, circo, performance e atividades formativas.
Na edição deste ano, serão 260 espetáculos, 1.750 artistas de mais de 20 cidades de 12 estados do Brasil, três países (Brasil, Argentina e Bolívia) e 34 espaços de ocupação artística.
Autor