Os catanduvenses do Grupo Flor de Chita desembarcam nesta quarta-feira, 12, em Cordisburgo, estado de Minas Gerais. Os artistas representarão Catanduva na Semana Rosiana, evento tradicional do calendário cultural mineiro, criado pela Academia Cordisburguense de Letras João Guimarães Rosa, em 1980.
Em sua 35ª edição, o evento acontece de 9 a 16 de julho, data próxima do aniversário de nascimento do escritor Guimarães Rosa e tem como principais objetivos a criação de um espaço de discussão e de divulgação da obra do artista e favorecer o conhecimento da literatura através de diversas linguagens artísticas.
Os catanduvenses estarão imersos em pesquisa artística durante 5 dias e também apresentam na sexta-feira, dia 14 de julho, a convite da direção do Museu Casa Guimarães Rosa, o espetáculo “Travessias - de Rosa a Cândido”.
A peça nasceu em 2015, quando o grupo participou pela primeira vez da semana e realizou incursões pelo sertão mineiro de Guimarães Rosa, unindo-as a vivências teatrais inspiradas no escritor Antônio Cândido.
A apresentação itinerante retoma o fio da narrativa popular, com causos encenados extraídos do folclore interiorano que se intercalam e se desenlaçam em compassos diferentes com canções compostas pela trupe mambembe inspiradas em cirandas e prosas fiadas por violeiros.
Nesta nova apresentação, a direção geral é de Rafael Back e direção de produção de Cris Anovazzi. O elenco é formado por Lucas Alves, Maju Malavaes, Rafael Back, Rafael Jorda, Vânia Santos e Yara Maria. A Semana Rosiana é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, do Museu Casa Guimarães Rosa, da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa e da Prefeitura de Cordisburgo.
Autor