Festival de Formas Poéticas mobiliza espaços com atrações artísticas
Abertura será no Parque dos Ipês, às 19h30, sob o comando da Batalha do Pachá; programação vai até domingo, dia 25
Foto: Maju Malavaes - Espetáculo “Travessias” será uma das atrações do festival
Por Da Reportagem Local | 21 de agosto, 2024

O festival de artes integradas “Formas Poéticas” começa nesta quarta-feira, 21, em Catanduva. Com o slogan “A arte por toda parte”, o evento mobilizará diversos locais e contemplará a diversidade com atrações de linguagens artísticas variadas. A abertura será no Parque dos Ipês, às 19h30, e refletirá a força e a diversidade do rap no interior paulista.

A condução ficará por conta da Batalha do Pachá, coletivo idealizado por Brendo Felipe e Donbiel, que vem conquistando espaço na cena musical da região e celebra mais um ano de encontros que unem talento, rimas e cultura hip hop.

Na quinta-feira, 22, às 19h30, o Instituto Federal será palco da intervenção “Travessias - de Rosa a Cândido”, com o Grupo Flor de Chita, que retoma o fio da narrativa popular, com causos extraídos do folclore interiorano e canções compostas pela própria trupe mambembe, inspiradas em cirandas e prosas fiadas por violeiros, que se intercalam e se desenlaçam de forma cômica.

Na sexta-feira, 23, a sede do Coletivo Dell’arte, no Clube dos 300, receberá a pré-estreia do documentário “O lugar protagonista - 15 anos de Dell’arte”. O curta-metragem mergulha nas memórias e transformações do coletivo. Sob a direção da atriz e diretora Thayna Carvalho, ex-aluna da Dell'arte que hoje se destaca na produção para grandes redes, como Netflix, Endemol e Record TV, o filme promete ser uma imersão emocionante na jornada do coletivo. 

A próxima atração será no sábado, 24, às 16 horas, quando a ONG Prateleira Solidária recebe o espetáculo teatral “O menino sem lugar”, consagrada concepção cênica com 10 anos de estrada e que já foi apresentada em grandes festivais de teatro. Guima, um menino órfão, sai em uma jornada com uma missão: encontrar um tesouro que sua mãe falava todas as noites para ele. Sozinho no mundo, o menino se aventura em busca da sua felicidade, conhece amigos e descobre que o que ele tanto procura está mais próximo do que ele imaginava.

O encerramento do festival será no domingo, 25, a partir das 16 horas, na Praça Domingos Borges da Costa, em frente ao Colegião, com atividades lúdicas para crianças. O projeto “Arte que roda” levará oficina de pintura em tela, teatro lambe-lambe e experiência com realidade virtual, todas inspiradas em obras de artistas e movimentos das artes plásticas, além de criações livres nas quais as crianças poderão utilizar a criatividade e registrar suas impressões.

O Festival de Formas Poéticas, idealizado pelo Coletivo Dell’arte, é realizado com recursos do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo. Todas as atividades são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 17 99789-3455 e Instagram @dellartecatanduva.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de dezembro de 2024
Centro de Convenções recebe exposição com acervo de Édie Frey
Por Guilherme Gandini | 15 de dezembro de 2024
Hoje tem encontro dos ‘antigões’ na Praça da Matriz
Por Da Reportagem Local | 08 de dezembro de 2024
Presépio da Igreja São Francisco envolve 17 alunos na arte final