Exposições na Pinacoteca homenageiam a Década do Oceano
Dois projetos buscam aproximar as pessoas da discussão e do entendimento da importância dos oceanos no equilíbrio da Terra
Foto: Divulgação/Angela Canabrava - Conjunto apresenta pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, cerâmicas e instalações
Por Da Reportagem Local | 18 de outubro, 2023

As exposições visuais Ocê Ano e Oceanos, que homenageiam a Década dos Oceanos (2021-2030), serão inauguradas em Catanduva na quinta-feira, 19 de outubro, às 19 horas. O conjunto apresenta pinturas, esculturas, gravuras, objetos, fotografias, cerâmicas e instalações que têm como preocupação reverter o ciclo de declínio na saúde do oceano e criar melhores condições para concretizar o seu desenvolvimento sustentável.

Ocê Ano, do Grupo Matilha, sob curadoria de Oscar D’Ambrosio, é integrada por 20 artistas e três críticos de arte. A exposição Oceanos conta com 18 artistas e tem curadoria de Adriana Scartaris e Oscar D’Ambrosio. As exposições já foram apresentadas conjuntamente em Embu das Artes/SP e São Paulo. A próxima parada será na Pinacoteca Fórum das Artes em Botucatu/SP, em 2024.

Os dois projetos buscam aproximar as pessoas da discussão e do entendimento da importância dos oceanos no equilíbrio da Terra, pois eles exercem uma grande influência no clima e nas condições meteorológicas. Proporcionam ainda que o planeta seja habitável, além de sustentar diversidade de vida e de ecossistemas.

As imagens suscitam questões referentes à biologia dos oceanos, ao seu meio ambiente e a diversas questões simbólicas e culturais. Enfocam a imensidão da água, amada, temida e venerada, sendo fonte de lendas e mistérios que envolvem o que está submerso, seja nos mares ou dentro de nós.

“Transformar a relação humana com os Oceanos é assim imprescindível para a existência deles e da vida. Por isso, em 2017, a ONU proclamou que a Década do Oceano fosse implementada com o objetivo de gerar ações a favor da saúde oceânica dentro de um contexto de desenvolvimento sustentável”, pontuam os curadores.

A visitação poderá ser feita de 19 de outubro a 26 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Aos sábados, o local estará aberto das 8 às 12 horas. A Pinacoteca fica situada na Estação Cultura, na rua Rio de Janeiro, 100, no Centro. A entrada é gratuita.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Glauber Cunha traz personagem Dona Sônia ao Teatro Municipal na 5ª
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Grupo Flor de Chita apresenta espetáculo no Teatro Sérgio Cardoso
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Joaquim e José apresentam ‘No Ponteio da Viola’ hoje no Sesc Catanduva