Até o final deste mês, o exame de PSA (total e livre), que pode detectar o câncer de próstata, está com desconto no Laboratório de Análises Clínicas da Unimed Catanduva. A campanha visa incentivar os homens a cuidarem da saúde.
Podem realizar o exame homens acima de 50 anos – ou com 45 anos quando tiver caso de câncer de próstata na família. O diagnóstico precoce acelera o tratamento e as chances de cura.
De acordo com o urologista Carlos Alberto Lang Ferreira, cooperado da Unimed Catanduva, o exame de sangue pode confirmar até 75% da doença, assim como o toque prostático. Entretanto, a união dos dois exames eleva a precisão do resultado para 95% de efetividade. “São exames rotineiros, e simples, quando se faz o rastreamento ou pesquisa para risco de câncer de próstata”, frisa o especialista.
O rastreamento deve ser feito em pacientes acima dos 50 anos, mas quem tem histórico familiar de primeiro grau, pais, irmãos, deve-se iniciar aos 45 anos. “Esses pacientes têm três vezes mais chances de ter câncer de próstata do que a população normal. Pacientes obesos, da raça negra, também tem um alto índice e devem-se iniciar também aos 45 anos, quem tem familiar com câncer de próstata ou mesmo irmã com câncer de mama”, explica o médico.
Para uma saúde masculina em dia é recomendado a adoção de hábitos saudáveis como boa alimentação, prática de atividades físicas, redução no consumo de bebidas alcóolicas e principalmente, fazer exames regularmente.
O Laboratório Unimed atende conveniados e particulares de segunda a sexta-feira, das 6 às 17 horas, e aos sábados, das 6 às 11 horas, com horário de coleta de exames disponível no período da manhã, na rua 13 de Maio, 1.365. Informações: (17) 3531-3125.
Autor