Estudantes de teatro apresentam ‘O Grito’ no Teatro Municipal
Atores da Cia. da Casa Amarela Jovem estreiam peça para marcar encerramento do curso de formação teatral
Fotos: Divulgação - Alunos criaram cenas, histórias e personagens que, em “O Grito”, falam com o público
Por Da Reportagem Local | 26 de novembro, 2024

“O Grito”, criação coletiva dos participantes do Curso de Teatro da Cia. da Casa Amarela, será apresentado no Teatro Municipal Aniz Pachá, na quinta-feira, 28, às 20 horas, com entrada franca. Alunos de Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues, eles levarão ao palco suas vozes, sentimentos, medos, sonhos e reflexões sobre a juventude em espetáculo inteligente e sensível.

Dirigida pelos atores, diretores e dramaturgos Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues, a montagem é fruto das aulas ministradas pela premiada e reconhecida companhia teatral catanduvense, uma referência no trabalho com crianças a jovens há mais de 30 anos.

Denominado Cia. da Casa Amarela Jovem, o grupo é formado por 11 adolescentes que frequentam semanalmente as aulas de Drika e Carlinhos no CEAC – Escola de Música.

Estimulados pelos jogos dramáticos e aulas de improvisação, os alunos criaram cenas, histórias e personagens que, em “O Grito”, falam com o público – de forma emocionante e inteligente – sobre as angústias, medos, reflexões, sonhos e atitudes jovens no mundo atual.

Um grito para que suas vozes sejam ouvidas pela sociedade que, superficialmente, classifica como uma geração perdida. “Dar voz à juventude é mais que um dever ou obrigação: é sobrevivência! Numa época em que os casos de suicídio aumentam entre os jovens, precisamos dar espaço, ouvidos e estender nosso olhar para eles”, explica a atriz Drika Vieira.

A dramaturgia e encenação são de Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues e têm grande apoio dos pais e familiares. “O Grito só se tornou possível porque os pais dão respaldo ao processo e agradecemos a confiança em nosso trabalho. Há mais de trinta anos fazemos isso e a cada geração observamos as diferenças de linguagem, postura e vivências. No entanto, as necessidades são muito similares: o jovem quer ser ouvido, mesmo que não tenha plena consciência disso. Quer ficar sozinho, trancar-se no quarto, colocar um fone de ouvido, fugir e mal sabe que nessa necessidade, comunica-se conosco”, comenta o ator Carlinhos Rodrigues.

No elenco, em ordem alfabética, estão os adolescentes: Alice Corsini, Bianca Corsini, Clara Sizinando, Eloá Fernandes, Enzo Vidal, Gabriel Possari, Lorena Pavan, Luiza Ambrizzi, Maria Eduarda Bertoni, Maria Laura Dias e Mariana Begalli.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 08 de dezembro de 2024
Presépio da Igreja São Francisco envolve 17 alunos na arte final
Por Da Reportagem Local | 08 de dezembro de 2024
Sesc apresenta show ‘20 e poucos anos’ com Grupo Soweto
Por Da Reportagem Local | 07 de dezembro de 2024
Starlight Concerts traz espetáculo de Natal para Catanduva