Espetáculo teatral ‘Tudo a fazer’ é apresentado de graça em Catanduva
Peça aborda um encontro inusitado a ponto de alterar o curso da história, acompanhado por transeuntes espectadores
Foto: Luiz Áureo - Espetáculo tem dramaturgia inédita de Alexandre Manchini Jr. e Jorge Vermelho
Por Da Reportagem Local | 25 de junho, 2024

A Companhia Azul Celeste, que comemora em 2024 seus 35 anos de fundação, apresenta no dia 27 de junho, quinta-feira, às 19h30, no Teatro Municipal Aniz Pachá, seu mais novo espetáculo, “Tudo a Fazer”, contemplado com o edital Proac 02/2023, da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo de São Paulo. A entrada é franca e tem parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

O espetáculo tem dramaturgia inédita de Alexandre Manchini Jr. e Jorge Vermelho, produzida desde abril de 2020, no período da pandemia, e direção conjunta entre a premiada atriz Georgette Fadel e o ator e diretor da Azul Celeste, Jorge Vermelho. O texto é uma bricolagem produzida a partir da obra O último Godot, de Matéi Visniec, traduzido por Roberto Mallet.

Com 1 hora e 15 minutos de duração e não recomendado para menores de 16 anos, o espetáculo aborda um encontro inusitado a ponto de alterar o curso da história, acompanhado por transeuntes espectadores, que observam atentamente os atores em cena.

Num beco, próximo à saída de serviço de um teatro, duas pessoas dialogam sobre questões alusivas ao próprio teatro e confrontam pensamentos acerca da existência, gerando um embate filosófico sobre o ser e o não-ser. Com o transcorrer da conversa, descobrem que esse encontro pode se tornar, ainda, um acerto de contas.

O premiado diretor da Companhia Azul Celeste, Jorge Vermelho, ressalta que embora já houvesse adaptações do teatro para as plataformas de tecnologia antes de pandemia, foi um exercício de adaptação importante para manter as produções culturais ativas mesmo sem as possibilidades de contato com o público e até entre os integrantes da companhia.

“Para se ter ideia dos desafios, a preparação vocal desta nova montagem foi realizada 100% on-line com a nossa preparadora Babaya Morais, em Belo Horizonte, e cada um de nós em nossas casas. Esse tempo de distanciamento físico foi importante para o processo criativo e preparatório, porém estamos empolgados neste período de ensaios presenciais e ainda mais, voltar aos palcos com o público na plateia”.

Além da apresentação, a Companhia Azul Celeste ministrará gratuitamente o workshop Presença Cênica, no mesmo dia, das 16 às 19 horas, também no Teatro Municipal, e a proposta é que as pessoas participantes do workshop entrem em cena com o elenco do espetáculo, no papel de coro. Após a exibição, será realizado debate com o público sobre o processo criativo.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 05 de setembro de 2024
Contação de histórias e aulão de capoeira são atrações neste sábado
Por Guilherme Gandini | 05 de setembro de 2024
Teatro Municipal recebe show do humorista Lúcio Sincero em outubro
Por Da Reportagem Local | 05 de setembro de 2024
Véspera de feriado tem abertura do Festival Pajubá com filmes gratuitos