Maior êxito teatral da história da cidade, o espetáculo "Candim”, sobre a vida de Cândido Portinari, será reapresentado no Teatro Municipal Aniz Pachá no dia 4 de julho, próxima quinta-feira, às 20 horas. A produção da Cia da Casa Amarela soma mais de mil apresentações e mais de 40 premiações em todo o país, incluindo da APCA, a Associação Paulista dos Críticos de Arte.
“Candim - O Menino Portinari e Seu Sonho de Colorir o Brasil” ganhou o reconhecimento da crítica, educadores e do público, de crianças a adultos, e tornou-se sucesso em festivais e projetos em escolas do Brasil e de Portugal. A peça está em cartaz há 24 anos e é considerada referência dramatúrgica, tendo sido citada no Fórum Internacional de Teatro na Educação.
O espetáculo é assinado por Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues e traz em sua premiada trilha sonora canções compostas pelos músicos catanduvenses Antonio Do, Galego, Fábio Augusto e Nelson Costa Júnior. Os ingressos estão à venda pelo telefone 17 98100-4960, com Jone Vieira.
“Candim” retrata a infância do pintor Cândido Portinari ao retomar suas raízes em uma fazenda de café, em Brodósqui, sua cidade natal. Foi no local que ele começou a pintar. A habilidade para as artes chamou a atenção e com apenas 15 anos ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde estudou na Escola Nacional de Belas Artes. Depois, foi aprender ainda mais em Paris, França.
Portinari morreu aos 59 anos por conta de uma intoxicação causada pelas tintas que usava em suas telas. Ele deixou uma coleção de 4.600 obras, sendo que várias delas estão espalhadas nos principais museus do mundo. A peça da Cia da Casa Amarela, marcada por muito sentimento e emoção, narra a vida de Janelise, uma criança de rua que ajuda o pintor a vencer seus medos.
Autor