
Para dar maior visibilidade à pauta e conscientizar maior número de mulheres, a Organização EndoMulheres, com apoio da Faculdade de Medicina de Catanduva - Fameca/Unifipa, realizará o Encontro de Conscientização sobre Endometriose no próximo sábado, 22, na Praça da Matriz, às 10 horas. A ação tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
Os médicos ginecologistas, especialistas e docentes do curso de Medicina da Fameca, Leticia Lenharo e Guilherme Accorsi, junto aos alunos da faculdade, realizarão acolhimento do público feminino, detectarão possíveis mulheres com endometriose e farão orientações sobre prevenção, busca do diagnóstico e tratamento oferecidos pelo SUS.
Os principais sintomas da doença são cólicas menstruais de forte intensidade; dores durante as relações sexuais; dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação.
As dores intensas refratárias aos analgésicos e bloqueio hormonal também devem ser observadas, pois muitas vezes a endometriose se apresenta associada a outras causas de dor pélvica crônica, tornando o tratamento ainda mais desafiador.
Autor
