Encontro entre Nestlé e FPA aborda a nutrição no tratamento de feridas
Com suporte nutricional adequado é possível reduzir em até 25% o risco de o paciente acamado desenvolver lesões
Fotos: Divulgação/FPA - Representantes da Nestlé reforçaram a importância do cuidado multiprofissional ao paciente
Por Da Reportagem Local | 29 de março, 2024

As consultoras técnicas nutricionistas da Nestlé Health Science, Juliana Bassitt Tedeschi e Pollyanna Buzo, reuniram-se com as equipes de Nutrição e Dietética e de Enfermagem dos hospitais da Fundação Padre Albino (FPA), na terça-feira, 26. O encontro tratou sobre a “Nutrição especializada no tratamento de feridas crônicas”, a fim de aprimorar a assistência nutricional prestada aos pacientes com lesões crônicas e atuar na prevenção.

As representantes da Nestlé reforçaram que a importância do cuidado multiprofissional ao paciente está intimamente ligada à recuperação e desfecho positivo na internação.

“O cuidado da equipe de enfermagem em curativos e mobilização do paciente com lesão é essencial para a melhora clínica e qualidade de vida do paciente. E com o suporte nutricional adequado, com oferta rica em proteínas, conseguimos auxiliar na cicatrização e reduzir em até 25% o risco de o paciente desenvolver lesões por pressão”, explicou Juliana.

Dentre as abordagens elas destacaram que “tão importante quanto ao quantitativo proteico, a qualidade proteica ofertada ao paciente exerce efeito primordial no processo de cicatrização de feridas, das quais fazem parte o colágeno hidrolisado e a arginina”.

Erika Fachim Esteves, coordenadora de Enfermagem do Núcleo de Educação Permanente da FPA, ressaltou a relevância da integração entre as equipes de nutrição e enfermagem para o tratamento eficaz de pacientes acamados durante a internação.

"A nutrição tem papel muito importante na prevenção e no tratamento de lesões por pressão, agudas ou crônicas", afirmou, enfatizando a importância da Educação Permanente para a compreensão e aplicação adequada desses conhecimentos. “Estamos unindo as equipes, pois sabemos que o atendimento integrado e multiprofissional pode influenciar positivamente no tratamento de pacientes acamados durante a internação.”

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Projeto ‘Se você treina, eu treino’ une alunos de Educação Física e comunidade
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Treinamento impulsiona atuação de Comissão Intra-Hospitalar no HUSD
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
FPA oferece Curso Internacional de Gerontologia e Geriatria às equipes