
Mesmo com o número de casos de dengue crescendo em todo o estado de São Paulo, e com vacina disponível na rede municipal de saúde, poucas pessoas tem procurado pelo imunizante em Catanduva. No dia 6 de janeiro, o estoque era de 1.103 doses. Agora, 10 dias depois, o estoque está em 1.057. Ou seja, foram aplicadas apenas 46 doses de vacina nesse período.
Apesar de não ser a ferramenta principal para controlar a doença, o imunizante tem papel importante na prevenção. Incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) no final de 2023, a vacina está disponível - e de graça - para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária definida pelo Ministério da Saúde.
O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. É indicado tanto para quem já teve dengue, quanto para quem nunca foi infectado.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da vacinação, há cerca de um ano, apenas 16,28% do público-alvo tomou uma dose do imunizante em Catanduva. E o pior: apenas 6,21% tomaram as duas doses.
Em números absolutos: de uma população estimada de 6.672 pessoas entre 10 e 14 anos de idade no município, 1.086 tomaram uma dose e apenas 414 tomaram as duas doses recomendadas. Os dados são do GVE (Guia de Vigilância Epidemiológica), que orienta as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças de importância na saúde pública no país.
Pais ou responsáveis devem levar crianças e adolescentes dentro da faixa etária indicada a uma unidade de saúde. As exceções são as unidades do Vertoni, do Bom Pastor e do Glória, que estão em manutenção.
NOVAS AÇÕES
Agentes e supervisores da EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes Aegypt) e coordenadores dos agentes de comunitários de saúde participaram de reunião na sede da Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira, 16. Foram definidas novas ações e traçadas estratégias para as áreas com maior número de casos. Tomando como base o ano de 2024, os bairros com mais registros positivos foram Bom Pastor, Cidade Jardim, Centro e Flamingo.
Saúde convoca população para força-tarefa
A Secretaria de Saúde reforça que a população pode e deve fazer parte da força-tarefa contra a dengue. A melhor maneira de prevenir a doença é impedir que o mosquito se reproduza
*Elimine recipientes que possam acumular água, como pneus, garrafas, vasos de plantas, latas, copinhos plásticos e tampas de refrigerante
*Mantenha as caixas d'água e reservatórios tampados e limpos
*Faça a limpeza de calhas e lajes para evitar o acúmulo de água
*Utilize sabão em pó e detergente para lavar os recipientes que ficam com água, como os potes para animais de estimação
*Utilize sal (salmoura) para colocar nos ralos
Autor
