Dia da Síndrome de Down: especialista orienta sobre a cardiopatia congênita
Ela é causada por defeito na estrutura do coração e pode atingir metade dos bebês com T21
Foto: DIVULGAÇÃO - Cardiologista Danielle Dantas enfatiza importância do diagnóstico precoce
Por Da Reportagem Local | 21 de março, 2022

Um a cada 700 bebês nasce com a Síndrome de Down, causada por erro na divisão celular. As pessoas apresentam características como olhos oblíquos, rosto arredondado, mãos menores e comprometimento intelectual. A síndrome também é conhecida por Trissomia do cromossomo 21 (T21), alteração genética que ocorre em 95% dos casos.

Esta segunda-feira, 21 de março, é o Dia Internacional da Síndrome de Down, data importante para a sociedade conhecê-la melhor e saber, por exemplo, que metade dos bebês com T21 têm grandes chances de nascer com cardiopatia congênita.

Ela é causada por algum defeito na estrutura do coração como, por exemplo, ligações existentes entre ventrículos e átrios, câmaras que atuam na circulação do sangue, e a persistência do canal arterial (PCA).

Felizmente, a cardiologista pediátrica Danielle Dantas, do Instituto de Moléstias Cardiovasculares - IMC, de São José do Rio Preto, tem uma notícia positiva. “Estudos mostraram que os avanços do tratamento aumentaram a sobrevida desses pacientes de 25 anos, em 1983, para 60 anos, em 2009, de forma que diagnóstico e tratamento precoces podem salvar a vida destes pacientes”, ressalta.

A cardiopatia congênita se manifesta através de alguns sintomas, como baixo ganho de peso, cansaço às mamadas, lábios roxos (cianose), desmaios, ausculta de sopro e pneumonias de repetição. “Nesses casos, se o bebê portador de T21 ainda não foi avaliado por cardiopediatra, o responsável deve procurar o serviço especializado imediatamente”, alerta.

Outras malformações causadas pela Síndrome de Down podem envolver a tireoide, trato gastrointestinal, ossos, olhos, ouvidos e sangue.

A síndrome pode ser diagnosticada pelo médico ainda quando o bebê está no útero, permitindo o acompanhamento pré-natal. Segundo Danielle, a possibilidade de a criança ter a síndrome pode ser sugerida pela descoberta de alterações sugestivas durante ultrassom morfológico precoce, feito com 12 semanas de gestação, e tardio, na 22ª semana de gravidez.

“A confirmação diagnóstica pré-natal é feita através de teste genético fetal. Na suspeita de T21, deve ser realizado ecocardiograma fetal, entre 24 e 28 semanas, para detecção da cardiopatia e planejamento do parto com a equipe”, explica a cardiologista.

Segundo a médica, em caso de suspeita, apenas após o nascimento o bebê deve passar por exame morfológico rigoroso para detectar achados específicos da T21. Antes da alta, ele dever ser submetido à avaliação de cardiologista pediátrico, que terá o auxílio do exame de ecocardiograma, e consultas com oftalmologista, otorrinolaringologista e geneticista. Os testes genéticos podem ser realizados dentro do primeiro ano de vida.

“O diagnóstico precoce da síndrome e suas repercussões nos diferentes órgãos é de extrema importância no prognóstico. O tratamento adequado e a estimulação precoce com equipe multidisciplinar podem fazer a diferença na qualidade de vida da criança”, destaca.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Mais de 70 pessoas por dia passam pelo Postão por suspeita de dengue e covid
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Abril Marrom: Unimed Catanduva reforça abordagens sobre saúde ocular