Desvantagem de cinco pontos define terceira derrota do Bax no Paulista
Time catanduvense recebeu o Ituano em sua estreia em casa pelo estadual; placar foi de 60 a 55 para as visitantes
Foto: BUENAS COMUNICAÇÃO - Último quarto definiu a partida e Bax Catanduva perdeu pela terceira vez no Campeonato Paulista
Por Da Reportagem Local | 17 de setembro, 2022
 

Na noite de quinta-feira, dia 15, o Bebidas Poty/Tietê/Bax Catanduva fez sua estreia em casa pelo Campeonato Paulista de Basquete Feminino. A partida não terminou como era o esperado, após a equipe catanduvense perder por 60 a 55 para o Ituano no Ginásio Municipal Anuar Pachá.   

Porém, a atuação da equipe não é “para se esquecer”. Os torcedores presentes no ginásio viram um time veloz, batalhador em todos os lances e concentrado. Porém, faltou capricho nas finalizações.  

Catanduva começou melhor, abrindo o placar. O Galo, mesmo desfalcado, conseguiu impor seu ritmo e venceu o primeiro quarto, com parcial de 15 a 12. No segundo quarto, prevaleceu o equilíbrio entre as equipes, que empataram em 14 a 14.  

Na volta do intervalo, as catanduvenses foram melhores, descontaram a diferença de três pontos e ainda abriram uma vantagem de cinco, fechando a parcial em 20 a 12.   

As emoções ficaram para o quarto final. Com Catanduva na liderança, o Ituano precisou correr atrás do resultado e só voltou a assumir a liderança com menos de um minuto. A partir daí a equipe aproveitou os lances-livres para construir a pequena vantagem e conquistar mais uma parcial, de 19 a 9, e a vitória.  

A cestinha da partida foi a rubro-negra Cacá, que anotou 23 pontos. Pelo lado catanduvense, a cestinha foi Mayara, que anotou 15 pontos. 

Ao final do jogo, o técnico catanduvense Cesamar Fernandes analisou a derrota. Para ele, o time cometeu muitos erros, que precisam ser corrigidos com mais treinos. “O ataque não está produzindo, jogando solto. Existe insegurança, má organização e posicionamento. A defesa, em contrapartida, está marcando bem. Houve uma inversão”, analisa.  

De acordo com Cesamar, o lado psicológico tem influenciado muito no desempenho das atletas, que sentem o peso da busca pela primeira vitória na competição.  

“Sinto que algumas jogadoras estão com bloqueio para jogar. Nosso time sempre foi confiante, mas agora estamos sem confiança, agressividade e espontaneidade. Existem jogadoras que podem produzir mais. É início de campeonato e vai melhorar. Obviamente que jogando em casa, ninguém quer perder. Esperamos a primeira vitória para dar confiança e tirar essa cobrança das costas. São profissionais e precisam aprender a tirar o máximo de aprendizagem das derrotas”, enfatiza o técnico da equipe catanduvense.  

O próximo compromisso do Bax pelo Campeonato Paulista é na quinta-feira, dia 22, às 19h30, em casa, no Ginásio Municipal Anuar Pachá. Dessa vez, o adversário será a equipe FR/Semelp Pindamonhangaba. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 07 de maio de 2024
Sub-17 do Santo mantém invencibilidade e Sub-15 conhece primeira derrota
Por Stella Vicente | 07 de maio de 2024
Bax Catanduva vence São José após sete derrotas na Liga de Basquete
Por Stella Vicente | 05 de maio de 2024
Nadadora mirim de Catanduva é terceira melhor em ranking nacional