Dentista avalia cuidados com a boca como essenciais para a saúde do corpo
Patrícia Correa explica que a saúde bucal é fundamental porque a maioria das doenças começam justamente pela boca
Crédito: ARQUIVO PESSOAL - Patrícia Correa defende que os cuidados com a saúde bucal devem ser ensinados desde a infância
Por Stella Vicente | 27 de outubro, 2022

A conscientização sobre a importância da saúde bucal é algo que necessariamente precisa começar na infância, já que os hábitos e valores adquiridos serão levados para a vida adulta. Dessa forma, um adulto consciente poderá manter sua saúde em dia e evitar diversas doenças que, em sua maioria, começam justamente pela boca.

Segundo a odontopediatra Patrícia Correa, cuidar da saúde bucal vai além da estética e de ter um sorriso branco, sendo a educação preventiva algo ainda mais importante. Ela explica que ir ao dentista regularmente significa muito mais do que ter dentes sem cáries e um sorriso bonito.

“Uma boca saudável reflete no equilíbrio de todo o corpo. A falta de cuidados com a saúde bucal, gera cárie, mau hálito, inflamações na gengiva e tártaro, como pode também causar ou agravar diabetes e doenças no coração. É até difícil acreditar, mas, da mesma forma, problemas como câncer, AVC, pneumonia, artrite reumática, impotência e HPV podem começar ou ficar mais graves quando não fazemos a higiene bucal adequadamente”, diz Patrícia.

Segundo a profissional, cerca de 500 espécies de bactérias, fungos e outros organismos vivem na boca. Quando os dentes não são escovados da maneira certa ou não se usa fio dental, os micro-organismos se desenvolvem e se proliferam. ⁣Assim, eles podem cair na corrente sanguínea e migrar para outras partes do corpo, causando infecções e agravando lesões já existentes.

Para se cuidar e evitar essas complicações no presente e no futuro, a profissional recomenda que se faça um check up periódico, de seis em seis meses em adultos. Quanto às crianças, é preciso passar por uma análise de risco de cárie com um dentista de confiança.

Patrícia recomenda os seguintes cuidados para uma saúde bucal ideal: fazer uma escovação diária após as refeições; usar de fio dental; manter a higiene da língua; evitar exagerar no álcool; escolher o creme dental certo cada necessidade, junto a um profissional; evitar fumar e consumir doces em excesso; cuidar da saúde geral; consultar regularmente o dentista; e evitar consumir alimentos ácidos em excesso. “Lembre-se, a saúde começa pela boca”, completa a dentista.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Vacinação contra dengue começa amanhã em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Alunos de Enfermagem promovem conscientização sobre o TEA
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Fisioterapeutas aprimoram conhecimentos em ventilação mecânica