
A Prefeitura de Catanduva divulgou balanço dos atendimentos realizados na rede municipal de saúde nos dois primeiros meses do ano. Os números mostram que, apesar do aumento nos casos de dengue, a maior demanda ainda é voltada a outros serviços médicos.
Na Atenção Básica, foram realizados 29.857 atendimentos em janeiro, sendo 2.206 relacionados à dengue, o que representa 7,39% do total. Em fevereiro, o número de atendimentos foi 29.751, com 3.220 casos de dengue, ou seja, 10,82% do total. Os dados mostram que cerca de 90% dos atendimentos foram para outras condições de saúde, como consultas médicas, acompanhamento de doenças crônicas, vacinação e exames de rotina.
O Centro de Hidratação, criado para reforçar o atendimento aos pacientes com dengue, iniciou suas atividades em 5 de fevereiro e registrou 807 atendimentos, com 712 hemogramas realizados.
Na UPA, o fluxo também segue dentro da capacidade da unidade. Em janeiro, foram 9.229 atendimentos, dos quais 1.284 estavam relacionados à dengue, representando 14%. Já em fevereiro, os atendimentos gerais subiram para 9.693 e os casos de dengue aumentaram para 1.750, o equivalente a 18% do total. Ou seja, mais de 80% dos atendimentos realizados na UPA foram para outras situações de saúde, incluindo emergências clínicas, pediátricas e ortopédicas.
Além da estrutura de atendimento, a Prefeitura intensificou o combate ao Aedes aegypti, seguindo o Plano de Contingência do município. Estão sendo feitos mutirões de combate ao mosquito aos sábados, a instalação de armadilhas para Aedes, a nebulização (fumacê) em áreas estratégicas, além de ações educacionais nas escolas, como a distribuição do Kit Play Combate, que incentiva a conscientização das crianças sobre a eliminação de criadouros.
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