Você é mais forte do que imagina! Essa é a mensagem do ciclo de palestras que o curso de Farmácia da Unifipa promoverá nos dias 19 e 20 de setembro, com simpósios abordando a conscientização dos alunos do curso e demais correlatos da instituição. Os encontros objetivam aprender com profissionais da área da saúde que atuaram durante a pandemia e entender as suas motivações para continuar perseverando em um cenário tão adverso.
No primeiro dia acontece o 'Simpósio transdisciplinar vida e superação na pandemia', que fala sobre as vivências dos profissionais que atuaram na fase crítica da pandemia causada pela Covid-19.
“Em setembro fala-se muito sobre prevenção do suicídio, que é um tema importante, mas nosso foco serão as vitórias nas dificuldades, sobre a vida e as atitudes de quem, mesmo sob pressão, conseguiu continuar a cuidar de outras pessoas”, explica a professora Sheila Monteiro Paiva Freitas, coordenadora do curso de Farmácia.
O evento será às 19 horas, no Anfiteatro Padre Albino, e podem participar alunos dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Biomedicina e público interessado.
“Preservando a saúde: apesar e com a pandemia” será o tema do segundo dia com o Simpósio Multidisciplinar de Farmácia, que acontece no mesmo local, às 19h15, para os alunos do curso. Segundo a coordenadora, neste caso o tema tem enfoque em afirmações positivas e tangentes nas quais profissionais em linha de frente apoiaram-se durante a pandemia, englobando a conscientização coletiva dos alunos quanto ao Setembro Amarelo.
“A área da saúde é assim; enquanto estamos atendendo um paciente existem muitos momentos difíceis que são superados; por isso é importante aprender com a experiência de quem não parou de trabalhar e conhecer sua razão de continuar na luta contra a Covid-19”, ressalta Sheila.
As atividades são realizadas através das diretorias do Centro Acadêmico Anna Louise James e da Liga Acadêmica de Assistência Farmacêutica e Saúde Coletiva do curso de Farmácia/Unifipa. Todos os envolvidos receberão certificados de participação.
Autor