"Cotonete pode causar zumbido empurrando a cera até o tímpano", alerta otorrino
Dia do Cotonete é comemorado anualmente no dia 25 de junho, a data tem como objetivo conscientizar sobre o modo correto de fazer as higienizações
Foto: ARQUIVO PESSOAL - Otorrinolaringologista Evandro Marton da Silva alerta sobre riscos do uso incorreto do cotonete
Por Myllayne Lima | 26 de junho, 2022
 

O Dia do Cotonete é comemorado anualmente no dia 25 de junho, a data tem como objetivo conscientizar sobre o modo correto de fazer as higienizações, além dos danos que o cotonete provocar à saúde quando utilizado de forma incorreta.  

“O ouvido naturalmente remove a própria cera sem precisar de nada externo, o cotonete pode empurrar para uma região do ouvido que ela não mais sairá sozinha, além de poder gerar desconforto no ouvido, dificuldade de ouvir, dor e, em ações mais intempestivas, lesão da pele do conduto que pode infeccionar o ouvido e até perfuração do tímpano”, explica o otorrinolaringologista Evandro Marton da Silva. 

O especialista destaca que o cotonete deve ser utilizado, preferencialmente, apenas para aplicação de cremes e medicações. “Nem crianças e nem adultos podem usar cotonetes no ouvido, existe indicações para seu uso, mas limpar ouvido/tirar cera não é uma delas. O correto pode ser usado para aplicação de medicação, especialmente pomadas e cremes, na parte mais externa do conduto e até no nariz.” 

Evandro pontua que o uso incorreto do cotonete pode causar zumbido e, muitas vezes, surdez. “O cotonete pode causar zumbido indiretamente como empurrando a cera até encostar no tímpano ou em lesões dessa membrana. Em traumas do tímpano pode causar diminuição da audição e se o trauma for intenso a ponto de desarticular a cadeia de ossículos do ouvido, a perda pode ser maior mas raramente gerará surdez completa, não é impossível, mas extremamente difícil.” 

 

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Univacin recebe vacinas contra o vírus Influenza
Por Da Reportagem Local | 27 de março de 2024
Gripe, resfriado, pneumonia, Covid, virose: como identificar as doenças no outono?
Por Da Reportagem Local | 26 de março de 2024
Saúde abre unidade de atendimento a pacientes com dengue e covid