O Complexo Funfarme, de Rio Preto, é a primeira instituição de saúde a aderir oficialmente à campanha “Olá, meu nome é…” ("Hello my name is") no Brasil que, através de um simples gesto, como se apresentar ao paciente antes de iniciar qualquer interação, objetiva criar uma conexão com pacientes e familiares, transformando a experiência dos cuidados em saúde.
A campanha foi criada em 2013 pela médica Kate Granger do Reino Unido que, em sua luta contra o câncer, percebeu a importância do vínculo humano no cuidado. A primeira fase do treinamento com colaboradores foi iniciada no dia 12 de dezembro, nas portarias e recepções dos hospitais pertencentes ao complexo.
O lançamento da campanha pela Funfarme aconteceu no dia 26 de novembro, durante o 1º Workshop de Experiência do Paciente da instituição, com a presença de diretores, gerências, superintendências, lideranças e demais profissionais de saúde. A campanha foi adotada para incentivar os profissionais de saúde a se apresentarem de maneira compassiva aos pacientes.
“A adesão à campanha demonstra o compromisso da Funfarme em melhorar a experiência do cliente na saúde, não apenas oferecendo serviços de qualidade, mas também olhando para o que o paciente vivencia ao transitar por estes serviços. Esta campanha surgiu para auxiliar os colaboradores da instituição a entenderem que pequenas atitudes no dia a dia podem transformar a experiência do paciente de forma significativa”, cita Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme.
Para explicar o funcionamento, foi desenvolvida atividade para mostrar a importância de criar esse primeiro vínculo com o cliente. A equipe de experiência do paciente se apresenta e explica a campanha e a importância de se apresentar ao cliente. É realizada ainda uma dinâmica com um voluntário, onde os profissionais devem se apresentar a ele e treinar os valores da campanha.
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