Membros dos Comitês de Ética em Enfermagem dos hospitais da Fundação Padre Albino estiveram em São José do Rio Preto, no auditório da Unirp, para a Capacitação em Ética, Legislação e Registros de Enfermagem oferecida pelo Programa Capacita+ Coren/SP, que leva cursos gratuitos a profissionais de enfermagem em diversas regiões do Estado de São Paulo.
De 3 a 7 de fevereiro, a programação apresentou a dinâmica de júri simulado dos julgamentos éticos do Plenário do Conselho de Enfermagem, com o objetivo de orientar os profissionais sobre aspectos éticos da enfermagem, os deveres e proibições, além dos procedimentos e funções do Conselho. “Com essa simulação foi possível o entendimento do Código de Ética, das infrações e das penalidades aplicáveis aos profissionais de enfermagem quando infringem as regras pré-estabelecidas”, explicou a conselheira Vanessa Scarcella, uma das coordenadoras do projeto.
Participaram a enfermeira coordenadora do Hospital Padre Albino, Isabela Cruz Paleuco Galiardo, e as enfermeiras Eliana Fátima Muller e Kemely Zaniboni Felice Peres. Pelo Hospital Emílio Carlos, Ágata Ferreira, enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico; Livia Barrionuevo El Hetti Fuentes, enfermeira coordenadora dos Ambulatórios, e a enfermeira Gabriela Milanez Pacheco.
“A capacitação proporcionou novos conhecimentos e fortaleceu os nossos Comitês de Ética em Enfermagem para que possam oferecer orientações e aconselhamentos sobre ética profissional, além de adotar medidas para divulgar as normas e conscientizar os profissionais de enfermagem sobre a conduta adequada no ambiente de trabalho, assegurando o respeito aos princípios éticos e contribuindo para prática profissional cada vez mais íntegra e responsável”, ressalta a enfermeira coordenadora do HPA, Isabela Galiardo.
Autor