Com estoque baixo, Banco de Leite Humano procura por doadoras
Volume mensal está menos da metade necessária para o atendimento aos recém-nascidos do Hospital Padre Albino
Crédito: Divulgação FPA - Para doar basta procurar o Banco de Leite Humano do HPA, que fica na Rua Belém, nº 519
Por Da Reportagem Local | 22 de fevereiro, 2024

O Banco de Leite Humano do Hospital Padre Albino (HPA) está em estado de alerta em razão do baixo estoque de leite materno. Diante da situação, a equipe está convocando as mães potenciais doadoras do alimento.

Até o fechamento desta matéria, o estoque continha apenas 45 litros de leite, que segundo a coordenadora do Banco de Leite, Camila Redigolo Bahillo, não supre a demanda do mês. “No momento, o estoque está crítico e contamos com poucas doadoras. Para atender a demanda dos 20 leitos das unidades neonatais do HPA são necessários, em média, 80 litros de leite humano por mês”.

Em 2023 foram coletados 571 litros de leite que beneficiaram 268 bebês. “O Banco de Leite Humano atende a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal e UTI Neonatal do HPA, onde o leite doado alimenta os recém-nascidos internados que não podem ser alimentados diretamente nos seios de suas mães. Esse leite ajuda os bebês a saírem da condição de prematuridade com mais saúde e desenvolvimento adequado, proporcionando melhor sobrevivência e qualidade de vida”, salienta.

A coordenadora explica que, além da coleta interna, o BLH realiza a coleta externa/domiciliar duas vezes na semana em Catanduva. “Quando a doadora é de outro município, a unidade de saúde local nos envia o leite doado”.

Toda mulher que está amamentando é potencial doadora de leite humano. Para doar basta procurar o Banco de Leite Humano do HPA, que fica na Rua Belém, nº 519, onde serão fornecidas todas as orientações necessárias. Telefone (17)3311-3076.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Secretaria de Saúde confirma quarta morte por dengue em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Após 40 dias do transplante, Ana Lívia é transferida para a enfermaria
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Vacinação contra a gripe cresce, mas está longe de atingir a meta