O Coletivo Dell’arte reestreará o espetáculo ‘Bendito é o fruto do teu ventre, Yerma’, nesta quinta-feira, 9 de maio, no Sesc Catanduva. A peça já cumpriu temporada em Catanduva nos anos 2011 e 2012, na antiga sede do coletivo e foi apresentada na oficina Oswald de Andrade, em São Paulo, além de festivais de teatro por todo o estado.
À época, os artistas, em sua concepção, promoviam encontro entre a obra do poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca e a sociedade catanduvense. Durante a pesquisa, há 10 anos, foram levantados questionamentos sobre a real liberdade feminina e o papel da mulher na sociedade.
Em 2024, os profissionais do Coletivo Dell’arte revisitam o espetáculo e trazem à tona a narrativa lorquiana, costurada a outra perspectiva, expressada nas artes e na potência da mulher, provocando reflexões e questionamentos acerca da resistência para a desconstrução diária do patricardo.
“Doze anos após nossa primeira montagem, que já provocava esse pensamento sobre a mulher em um período em que a pauta não tinha tanta visibilidade, retornamos com Yerma. Somos quatro mulheres na equipe, de três gerações diferentes. O teatro que acreditamos é de diálogo, reflexão e questionamento. Ainda temos muito a expressar e compartilhar”, diz a atriz Fabíola Mello.
O texto, sonoplastia e orientação são de Rafael Back. A direção de cena é assinada por Lucas Alves e a direção de produção por Cris Anovazzi. No elenco estão Fabíola Mello, Salete Libanio e Yara Maria.
A apresentação acontece nesta quinta-feira, dia 09 de maio, às 20 horas, no Quiosque B do Sesc Catanduva. A entrada é gratuita.
Autor