O Colégio Nossa Senhora do Calvário – Colegião, de Catanduva, sediou o IRT Memorial Madre Teresinha Freiria, no último sábado, 23, evento oficial de xadrez rápido que reuniu 128 jogadores de 17 municípios. A competição encerrou a temporada da Liga do Enxadrista 2024 e também marcou a inauguração da exposição “Madre Teresinha por ela mesma: uma jornada de fé e dedicação”, uma homenagem à fundadora das Irmãs da Ressurreição.
Paralelamente, o Colegião prestou tributo ao ex-aluno GM Luis Paulo Supi, atual campeão brasileiro absoluto de xadrez, exaltando sua trajetória. Estiveram presentes Ir. Vaneti Aparecida Pianheri, coordenadora das Irmãs da Ressurreição, Virgínia Ana Nunes Soto, diretora do Colegião e o professor de Xadrez José Antonio de Sousa Junior, organizador do torneio.
Na prova, os alunos do Colegião brilharam, somando expressivas conquistas em diversas categorias. Entre os destaques estão Rubens Bottos Neto, campeão no Sub-18 absoluto; Luiz Miguel Mello da Silva, vice-campeão no Sub-14 absoluto; Martina Scapa Ferreira, vice-campeã, e Sophia Romero Reinoso, 3ª colocada, ambas no Sub-8 feminino; Victor Eduardo de Oliveira Destro, 3º lugar no Sub-8 absoluto; e Guilherme Gonçales Bulgarelli, 3º lugar no Sub-12 absoluto.
A inauguração da exposição “Madre Teresinha por ela mesma” ofereceu momento de reflexão sobre a vida e legado da fundadora das Irmãs da Ressurreição. A mostra, que inclui trechos de sua autobiografia e imagens históricas, ainda permanece no Colegião por alguns dias e em breve visitará todas as unidades da Rede Educacional Ressurreição. Os interessados em conhecer à exposição devem entrar em contato com pelo telefone 17 3524 9050.
O sucesso do Memorial Madre Maria Teresinha Freiria reafirmou o compromisso do Colegião com a valorização da família, do esporte e da história. A jornada de fé e dedicação de Madre Teresinha inspira não apenas os enxadristas, mas toda a comunidade escolar.
Autor