Cirurgias de face: conheça verdades e mentiras sobre os procedimentos mais procurados
Foto: DIVULGAÇÃO - Mauricio Maniglia participou do 1º Congresso Latinoamericano de Rinoplastia
Otorrinolaringologista Mauricio Maniglia, especialista em cirurgia facial, frisa que rinoplastia lidera ranking no Brasil
Por Da Reportagem Local | 02 de maio, 2022
 
 

Muitas pessoas buscam as cirurgias de face por questões de saúde, já outras procuram esses procedimentos em uma busca de harmonização facial. Segundo o otorrinolaringologista Mauricio Maniglia, especialista em cirurgia facial do Hospital de Otorrino e Especialidades - Hiorp, de São José do Rio Preto, as cirurgias no nariz são protagonistas.  

Censo encomendado recentemente pela ABCPF (Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face) revelou que a rinoplastia foi a cirurgia plástica facial mais realizada no Brasil. As mudanças mais buscadas por quem faz o procedimento são alterações na ponta do nariz, tamanho do nariz, largura do dorso nasal e assimetrias com o restante do rosto.  

“Esta especialidade tem ganhado tanto espaço que aconteceu no início de abril, em Curitiba, o 1º Congresso Brasileiro junto com 1º Congresso Latinoamericano de Rinoplastia, onde foram destacadas novas técnicas e novos conceitos desta área”, comenta Maniglia, que foi um dos palestrantes, entre vários nomes nacionais e internacionais.   

A rinoplastia, além do objetivo estético, pode ser indicada como tratamento para problemas funcionais como desvio de septo, além da hipertrofia dos cornetos, a famosa carne esponjosa.   

Além dela, há a mentoplastia, nome da cirurgia realizada para tratar a forma do mento, isto é, o queixo dos pacientes: parte que envolve mandíbula, pescoço e o um terço inferior da face, seja para aumentá-lo ou diminuí-lo.  

Já a Blefaroplastia é um procedimento cirúrgico usado para tratar o excesso de pele das pálpebras, que dão um aspecto de pálpebra caída.  

Fechando o ranking das mais procuradas, Otoplastia corresponde à cirurgia nas orelhas. Além de indicada para pessoas com orelhas proeminentes (de abano), pode tratar problemas como ausência congênita de orelhas, orelhas constritas, outras malformações ou sequelas de traumas.   

VERDADES E MENTIRAS  

O otorrinolaringologista Mauricio Maniglia elencou três tópicos importantes e verdadeiros: 1 - A rinoplastia traz uma melhora estética e da qualidade de vida do paciente. 2- A blefaroplastia, além do rejuvenescimento da face, proporciona melhor campo visual; 3- A otoplastia normalmente é indicada para crianças a partir dos 6 anos.  

Por outro lado, ele assinala mentiras que envolvem o tema: 1- Na rinoplastia a função não tem importância no procedimento cirúrgico. Muito pelo contrário, a função deve ser sempre o mais importante. 2- Cirurgias de blefaroplastia nunca alteram a função ocular. Mentira: se for mal sucedida, pode trazer sérios problemas para os olhos. 3- A mentoplastia é exclusivamente usada para aumento do queixo. Não é verdade, muitas pessoas optam por diminuir. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
FPA oferece Curso Internacional de Gerontologia e Geriatria às equipes
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Unimed realiza Auditoria de Manutenção do certificado NBR ISO 9001
Por Da Reportagem Local | 17 de abril de 2024
Projeto celebra a vida de pacientes internados nos hospitais da Fundação