Muitas pessoas buscam as cirurgias de face por questões de saúde, já outras procuram esses procedimentos em uma busca de harmonização facial. Segundo o otorrinolaringologista Mauricio Maniglia, especialista em cirurgia facial do Hospital de Otorrino e Especialidades - Hiorp, de São José do Rio Preto, as cirurgias no nariz são protagonistas.
Censo encomendado recentemente pela ABCPF (Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face) revelou que a rinoplastia foi a cirurgia plástica facial mais realizada no Brasil. As mudanças mais buscadas por quem faz o procedimento são alterações na ponta do nariz, tamanho do nariz, largura do dorso nasal e assimetrias com o restante do rosto.
“Esta especialidade tem ganhado tanto espaço que aconteceu no início de abril, em Curitiba, o 1º Congresso Brasileiro junto com 1º Congresso Latinoamericano de Rinoplastia, onde foram destacadas novas técnicas e novos conceitos desta área”, comenta Maniglia, que foi um dos palestrantes, entre vários nomes nacionais e internacionais.
A rinoplastia, além do objetivo estético, pode ser indicada como tratamento para problemas funcionais como desvio de septo, além da hipertrofia dos cornetos, a famosa carne esponjosa.
Além dela, há a mentoplastia, nome da cirurgia realizada para tratar a forma do mento, isto é, o queixo dos pacientes: parte que envolve mandíbula, pescoço e o um terço inferior da face, seja para aumentá-lo ou diminuí-lo.
Já a Blefaroplastia é um procedimento cirúrgico usado para tratar o excesso de pele das pálpebras, que dão um aspecto de pálpebra caída.
Fechando o ranking das mais procuradas, Otoplastia corresponde à cirurgia nas orelhas. Além de indicada para pessoas com orelhas proeminentes (de abano), pode tratar problemas como ausência congênita de orelhas, orelhas constritas, outras malformações ou sequelas de traumas.
VERDADES E MENTIRAS
O otorrinolaringologista Mauricio Maniglia elencou três tópicos importantes e verdadeiros: 1 - A rinoplastia traz uma melhora estética e da qualidade de vida do paciente. 2- A blefaroplastia, além do rejuvenescimento da face, proporciona melhor campo visual; 3- A otoplastia normalmente é indicada para crianças a partir dos 6 anos.
Por outro lado, ele assinala mentiras que envolvem o tema: 1- Na rinoplastia a função não tem importância no procedimento cirúrgico. Muito pelo contrário, a função deve ser sempre o mais importante. 2- Cirurgias de blefaroplastia nunca alteram a função ocular. Mentira: se for mal sucedida, pode trazer sérios problemas para os olhos. 3- A mentoplastia é exclusivamente usada para aumento do queixo. Não é verdade, muitas pessoas optam por diminuir.
Autor