Cia da Casa Amarela apresenta peça sobre Tomie Ohtake nesta quinta
Sessões serão realizadas para escolas infantis públicas durante todo o dia, com a plateia sentada sobre o palco
Foto: Vivian Gradela - Peça estreou em 2016 e abriu trilogia de pintores para a primeira infância
Por Da Reportagem Local | 27 de novembro, 2024

Um dos mais aplaudidos trabalhos da Cia. da Casa Amarela, “Tomie” é a primeira montagem dos atores, diretores e dramaturgos Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues endereçada aos bebês, de 0 a 4 anos, e que tem sido apresentada em diversas unidades do Sesc, editais e projetos com escolas em todo o país.

A peça estreou em 2016 e abriu uma trilogia de pintores para a primeira infância. Fazem parte do projeto os espetáculos “Pablo” (sobre Pablo Picasso) e “Vincent” (sobre Van Gogh). Todos têm sido apresentados, principalmente nas unidades do Sesc, que tem um núcleo dirigido para esse público.

O teatro para bebês é razoavelmente recente no Brasil. Nasceu na Europa, mais precisamente na Itália, nos anos 90, e chegou ao país há alguns anos. São poucas as companhias teatrais que investem nesse processo que exige muita pesquisa, sensibilidade e inteligência para criar peças para bebês que estão despertando para o olhar estético e o sensorial.

As apresentações de Tomie serão realizadas para escolas infantis públicas, durante todo o dia 28. Serão 5 exibições no total. O público é limitado, pois a plateia senta-se no palco, muito próxima da encenação.

“O teatro para bebês, por ser tão delicado e sensível, exige essa proximidade da plateia com o espaço cênico, para que a criança não disperse e fixe no trabalho que está sendo dirigido a ela”, explica a atriz Drika Vieira.

Muito aplaudido e elogiado, “Tomie” foi apresentado neste último final de semana no Sesc Santo Amaro, em São Paulo, cativando bebês e emocionando mães e pais, que saíram do local extremamente sensibilizados.

“As mães e pais saem de olhos marejados, muito emocionados, não só pela história apresentada, mas principalmente pela reação dos bebês que ficam silenciosos, olhinhos atentos, acompanhando toda a movimentação, a delicadeza de gestos e intenções, a música, expressões corporais, enfim, é um trabalho de Arte para os pequeninos”, completa Carlinhos Rodrigues.

A dramaturgia e encenação de “Tomie” são de Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues, que têm pesquisado há anos o teatro para bebês e criado repertório elogiado pela crítica e amado pelos pais e educadores, também para esse público tão específico e diferenciado.

As apresentações acontecem porque o projeto “Tomie” foi contemplado no Edital de Chamamento Público nº 05/2024, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (LEI Nº 14.399/2022). As apresentações são gratuitas para as escolas infantis. Depois, na sexta-feira, 29, a Cia. da Casa Amarela estreará outro trabalho para bebês: “Luna.”

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 08 de dezembro de 2024
Presépio da Igreja São Francisco envolve 17 alunos na arte final
Por Da Reportagem Local | 08 de dezembro de 2024
Sesc apresenta show ‘20 e poucos anos’ com Grupo Soweto
Por Da Reportagem Local | 07 de dezembro de 2024
Starlight Concerts traz espetáculo de Natal para Catanduva