Comemorando 15 anos de trajetória dedicada à pesquisa continuada com foco no teatro popular musical e nas raízes do interior paulista, a Cia Arte das Águas, sediada em Ibirá, apresenta em Itajobi no dia 1º de agosto, quinta-feira, às 19 horas, na Praça 9 de Julho, o espetáculo “Mazzaropi, um certo sonhador”. A apresentação é gratuita e com tradução em Libras. A programação tem apoio da Prefeitura de Itajobi e parceria do Grupo da Melhor Idade.
Dirigido por Fabiano Amigucci (ator, produtor e diretor na companhia Cênica, de São José do Rio Preto), parceiro de longa data da Cia, “Mazzaropi, um certo sonhador” canta e conta a vida e obra de Amácio Mazzaropi, imortalizado no cinema nacional por personificar a imagem do caipira. No elenco, Antonio Bucca, Laísa Anselmi, Rian Gimenes e Victor Castioni.
A história acompanha uma trupe ambulante que chega para contar a trajetória do artista, de menino tímido do interior a empresário bem-sucedido do ramo cinematográfico. Uma peça divertida e vibrante, com uma dramaturgia que logo se revela um jogo no qual a realidade da trupe e a figura de Mazzaropi se confundem.
Após a sessão, acontece o bate-papo “Mazzaropi tá devórta”, entre artistas e público, abordando o processo de montagem e a trajetória do artista.
Na mesma data, a companhia ainda oferece em Itajobi a oficina gratuita “Dramaturgia musical”, com Antonio Bucca, às 10 horas, no Centro Educacional do Conjunto Esportivo Valdemar de Falco. Não há necessidade de inscrição prévia e podem participar todas as pessoas interessadas a partir dos 12 anos. O encontro pretende despertar o interesse pela arte da dramaturgia musical, elemento de pesquisa de diversos grupos e companhias paulistas.
PROJETO
As atividades integram a circulação de três espetáculos musicais sertanejos do repertório da Cia Arte das Águas por 15 cidades do estado, entre 17 de julho e 17 de agosto. Intitulado “Comitiva Esperança - Uma Circulação Caipira pelo Ser‘tão’ Nosso”, o projeto também leva as peças “Sou Caipira, Ibirá, Póra” e “O menino coruja” a territórios que dialogam com essas temáticas, além de bate-papos e oficinas. Cada montagem passa por cinco cidades.
Ao todo, a circulação passa por Águas de Lindóia, Itapira, Piracicaba, Águas de São Pedro, Pereira Barreto, Ilha Solteira, Presidente Prudente, Tupã, Itajobi, Bauru, Paraguaçu Paulista, Sorocaba, Santa Bárbara D’Oeste, Sertãozinho e Catanduva, respectivamente.
O projeto é viabilizado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Lei Paulo Gustavo.
Autor