Cerimônia celebra sucesso do ‘Transformação Lean nos Hospitais’ no HPA
Resultados alcançados com as implementações foram apresentados aos consultores do Hospital Sírio-Libanês
Foto: Comunicação/FPA - Hospital Padre Albino foi o único do Estado de São Paulo apto a participar do projeto
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro, 2023

Foi realizada na quinta-feira, 9, a cerimônia de finalização da implementação do projeto “Transformação Lean nos Hospitais”, que destacou os avanços e conquistas obtidos ao longo dos últimos quatro meses nos setores de Pronto Socorro, Enfermarias e Centro Cirúrgico do Hospital Padre Albino (HPA), sob tutoria do Hospital Sírio-Libanês.

Os resultados alcançados com as implementações, que englobam a otimização de recursos e eficiência dos serviços prestados pelo hospital, foram apresentados aos consultores Paulo Roberto Azevedo e Dênis Dias.

Adriani Moraes, gerente da Qualidade dos hospitais da Fundação Padre Albino, disse que foram identificadas oportunidades de melhorias nas enfermarias e no centro cirúrgico. “O desafio de alocar o recurso certo para o paciente certo, no lugar certo e no tempo certo, com a equipe certa, foi enfrentado de maneira assertiva, resultando em notável elevação na qualidade do atendimento”.

Um dos pontos ressaltados pelos consultores do Sírio Libanês foi o compartilhamento de experiências entre os profissionais de saúde. “A Metodologia Lean proporcionou melhorias nos pontos fracos e aprimoramento nos pontos fortes, fortalecendo a comunicação interdisciplinar, a interação entre os setores e o entendimento claro do papel de cada profissional dentro da instituição. Essa abordagem contribuiu para promover cultura de empatia e cooperação, que afeta diretamente o cuidado do paciente, tanto no atendimento emergencial quanto no eletivo”, ressaltaram.

“A equipe foi extremamente interessada e engajada, entendendo o propósito e a metodologia, produzindo resultados que são muito benéficos para a população de Catanduva e toda a região que o HPA atende. Agora, terá qualidade ainda maior de assistência”, analisou Azevedo.

O Hospital Padre Albino foi o único do Estado de São Paulo apto a participar do projeto “Transformação Lean nos Hospitais”, do Ministério da Saúde e coordenado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde/Proadi/SUS).

“Vale ressaltar que esta é a primeira etapa. Pois, o projeto continua por mais seis meses, remotamente, com reuniões para acompanhamento dos indicadores e ações”, assinala Adriani, que também está aplicando as ferramentas em alguns setores do Hospital Emílio Carlos.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade