A Secretaria Municipal de Saúde realizará no dia 18 de outubro, sábado, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Seis pontos de vacinação estarão abertos das 8 às 17h, tendo como foco as crianças e adolescentes, de zero a menores de 15 anos de idade.
Estarão de plantão o Centro de Especialidades Médicas (CEM); USF Dr. José Rocha, no Gavioli; UBS Dr. José Barrionuevo Rodrigues, na Vila Soto; USF Dr. Alcione Nassori, no Solo Sagrado; USF Dr. Michel Curi, no Nosso Teto; e USF Dr. Carlos Roberto Surian, no Nova Catanduva.
Durante a mobilização, serão aplicadas doses contra HPV, Meningo ACWY e Dengue, além da checagem das carteiras de vacinação para atualização de outras vacinas, se necessário. Para isso, é obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação.
Segundo Francine Salvini, enfermeira responsável pela imunização, a campanha é fundamental para garantir a proteção coletiva: “Nosso objetivo é aumentar a cobertura vacinal e evitar a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil, como a poliomielite e o sarampo. Para isso, é essencial que as vacinas de crianças e adolescentes estejam em dia”, destaca.
A iniciativa reforça a importância da vacinação não apenas para a proteção individual, mas também para a segurança da comunidade, especialmente os mais vulneráveis. Além de prevenir complicações e conter a disseminação de doenças transmissíveis no ambiente escolar e familiar, a vacinação em dia é um dos requisitos para matrícula em escolas públicas e privadas.
Autor