
O Bloco Oreia do Padre vai movimentar a Praça da Matriz de Catanduva no dia 3 de março, segunda-feira de Carnaval. A festa está marcada para as 18 horas e marcará o resgate das antigas folias de Momo. Organizado por Neto Spina, o grupo surgiu dentro de sua própria família, mas hoje é aberto a todos que queiram participar, compondo uma grande festa popular.
O bloco carnavalesco começou na casa dos avós de Neto, que fica em frente à Igreja Matriz de Catanduva. Ele conta que Dona Nenê Spina e Antônio Spina tiveram nove filhos, que sempre foram famosos por serem muito festeiros.
“Esses nove filhos casaram, viraram netos e bisnetos e a casa estava sempre ficando muito cheia. Alguns foram morar em outras cidades, então todo feriado nos encontrávamos na casa da Vó Nenê, sempre com muitas festas. E um desses feriados era o Carnaval e minha avó sempre falava que nós fazíamos bagunça na ‘orelha' do padre, pois o padre morava na casa ao lado. E daí surgiu o nome ‘Oreia do Padre’ que segue até hoje”, relembra.
Foi em 2014 que a festa ficou ainda maior e o grupo se uniu para celebrar realmente na Praça da Matriz, em frente à igreja. Em 2019, o bloco foi aberto para todos que quisessem participar, assim como no ano passado, depois da pausa forçada devido à pandemia do coronavírus.
“Nosso bloco é 100% beneficente, tudo que arrecadamos ajudamos as pessoas comprando leite”, pontua Neto, que convida a todos para participarem do Bloco Oreia do Padre e fazerem o bem. Em 2024, os foliões possibilitaram a doação de 1.700 litros de leite ao Fundo Social.
Autor
