Catanduva tem estreia nacional do teatro para bebês ‘Luna’ nesta sexta
Serão cinco apresentações durante o dia para escolas e projetos sociais e uma exibição à noite para convidados
Foto: Divulgação - Carlinhos, Drika e Ian estiveram na casa de Federico García Lorca, na Espanha
Por Da Reportagem Local | 29 de novembro, 2024

A Cia. da Casa Amarela estreia “Luna”, teatro para bebês, inspirado em poema de Federico García Lorca, nesta sexta-feira, dia 29, às 19h30, dentro do edital da Aldir Blanc. “Luna” é a segunda montagem dos atores, diretores e dramaturgos Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues, dentro do universo telúrico do poeta espanhol Federico García Lorca. A primeira montagem foi o premiado “A Lua e o Poeta”, de 2005.

Na ocasião, críticos e teatrólogos, especialistas em Lorca, ajudaram a divulgar umas das mais bem sucedidas montagens da Cia. da Casa Amarela. Agora o grupo retorna ao mundo poético de Lorca com peça dirigida à primeira infância, bebês de 0 a 4 anos, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

Uma das poucas companhias teatrais do país a produzir teatro para bebês, a Casa Amarela pesquisa esse universo há anos e já produziu diversos espetáculos, todos elogiados por educadores, mães e pais, produtores e agentes culturais, pela sensibilidade, estética e qualidade artística.

O teatro para bebês é recente no Brasil. Nasceu na Europa, mais precisamente na Itália, nos anos 90, e chegou ao país há alguns anos. São poucas as companhias teatrais que investem nesse processo, que exige muita pesquisa, sensibilidade e inteligência para criar peças para bebês que estão despertando para o olhar estético e o sensorial.

Durante todo o dia, as apresentações de Luna serão realizadas para projetos sociais e escolas infantis públicas e particulares. Serão cinco apresentações durante o dia e uma à noite para convidados. O público é limitado pois a plateia senta-se no palco, muito próxima da encenação.

Profundos admiradores e conhecedores da obra lorquiana, Drika Vieira, Carlinhos Rodrigues e o filho do casal, Ian Costa, mergulharam fundo na criação de Luna, inclusive viajando a Granada, terra do poeta na Espanha, bem como várias cidades da Andaluzia, pesquisando o universo do flamenco, o que possibilitou inclusive a criação musical da peça, com composições e arranjos de Ian, que atualmente faz curso de música na Unicamp.

O trio visitou, entre muitos locais que fazem parte do universo de Lorca, a casa do poeta em Granada onde os catanduvenses tiveram contato com especialista sobre a vida e obra que acrescentou muito à pesquisa. “A montagem de 2005, A Lua e o Poeta, foi fruto de muita pesquisa, porém intuitiva, com resultados maravilhosos, inclusive dos especialistas em García Lorca. Dessa vez, pudemos visitar lugares, conhecer gente, vivenciar a atmosfera granadina e da andaluzia, contemplando o povo, o folclore tão forte nas poesias e peças teatrais escritas por ele. Foi emocionante: cada esquina, cada local, a casa com seu piano e escrivaninha onde escreveu A Casa de Bernarda Alba, Yerma e Bodas de Sangue, entre outros textos e poesias. Nos inspirou demais”, conta Drika.

“Luna é inspirada num conto infantil de Federico García Lorca, ‘As aventuras de um caracol aventureiro’, porém focamos apenas na parte da formiguinha que vê estrelas. No nosso caso, a formiguinha especial vê a Lua, já que em toda a obra de Lorca, a Lua é sua grande inspiração. O teatro para os bebês é muito delicado e em Luna, trabalhamos mãos, pés, corpo e musicalidade espanhola, num trabalho muito árduo e profundo em termos de pesquisa”, comenta Carlinhos.

Federico García Lorca dedicou grande parte de sua curta existência (morreu aos 37 anos) ao estudo das músicas e lendas infantis e ao folclore espanhol. Sua obra é telúrica, ou seja, muito ligada ao solo, à terra, às raízes de sua cidade e país, e isso a torna universal.

As apresentações são gratuitas, no entanto, para o público da apresentação das 19h30, somente com convites, pois os lugares são limitados. Mães e pais que têm bebês nessa faixa de 0 a 4 anos podem retirar os convites antecipadamente, gratuitamente, pelo telefone 17 99776-9688.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 08 de dezembro de 2024
Presépio da Igreja São Francisco envolve 17 alunos na arte final
Por Da Reportagem Local | 08 de dezembro de 2024
Sesc apresenta show ‘20 e poucos anos’ com Grupo Soweto
Por Da Reportagem Local | 07 de dezembro de 2024
Starlight Concerts traz espetáculo de Natal para Catanduva