Catanduva garante recursos extras do Fundeb para 2026
Foto: Arquivo/Prefeitura de Catanduva - Atualmente, 82,8% das crianças da Educação Infantil estão em período integral
Rede Municipal cumpriu todas as condicionalidades definidas pelo MEC; valor ainda não foi divulgado
Por Da Reportagem Local | 16 de dezembro, 2025

Catanduva fecha 2025 com mais uma conquista na área da educação ao ser habilitada em todas as condicionalidades do VAAR (Valor Aluno Ano Resultado), mecanismo de complementação do Fundeb, o principal fundo de financiamento da educação básica pública no Brasil. Com isso, o município está apto a receber recursos extras do Fundeb em 2026, cujo valor será divulgado em portaria do Ministério da Educação entre os dias 27 e 29 de dezembro. Em 2025, Catanduva recebeu quase R$ 3,5 milhões por meio desse mecanismo.

O Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) reúne recursos da União, dos estados e dos municípios e garante o funcionamento da educação pública, financiando a manutenção das escolas, a valorização dos profissionais da educação, materiais pedagógicos, infraestrutura e a ampliação da oferta de ensino. Dentro desse fundo, o VAAR é uma modalidade de complementação federal que reconhece redes públicas que apresentam bons resultados educacionais, redução das desigualdades e gestão eficiente.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a habilitação no VAAR é reflexo direto de um conjunto de ações, investimentos e políticas públicas desenvolvidas ao longo de 2025, que resultaram em avanços expressivos na aprendizagem. “Um dos destaques foi o desempenho na alfabetização: Catanduva atingiu 70,27% de alunos alfabetizados na idade certa no 2º ano do Ensino Fundamental, garantindo o 1º lugar no Estado de São Paulo entre municípios do mesmo porte e superando as metas nacionais previstas até 2026”, destaca.

A trajetória de avanços também foi reconhecida por premiações. Catanduva recebeu o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, concedido pelo Ministério da Educação, como reconhecimento pelo cumprimento das condicionalidades e pela implementação de políticas públicas voltadas à alfabetização na idade certa. O município ainda foi contemplado com a Menção Honrosa do Prêmio PAR – Alfabetização Responsável 2025, promovido pela Fiesp e Sesi-SP, que destacou o conjunto de ações desenvolvidas pela rede municipal nos últimos anos.

Para completar, nove escolas municipais de Ensino Fundamental foram premiadas pelo desempenho no Saresp 2024, recebendo, juntas, mais de R$ 270 mil em recursos financeiros, investidos diretamente nas unidades escolares. No Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2025, Catanduva alcançou nota 0,8392 em Educação, entrando na faixa de desenvolvimento alto, a mais elevada da avaliação, e superando a média nacional.

“Os resultados obtidos em 2025 são sustentados por investimentos contínuos na rede municipal de ensino. O município ampliou a Educação Infantil com cinco novas unidades inauguradas em cinco anos, criou mais de 650 novas vagas, universalizou o atendimento na etapa obrigatória e expandiu o ensino em tempo integral”, complementa a Secretaria de Educação.

Segundo o setor, atualmente, 82,8% das crianças da Educação Infantil estão matriculadas em período integral, o número de unidades de Ensino Fundamental em tempo integral foi duplicado, com cerca de 1.300 vagas, e Catanduva superou a meta nacional do Plano Nacional de Educação.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 08 de janeiro de 2026
Reforma da Ala Azul do Hospital Emílio Carlos está na reta final
Por Da Reportagem Local | 08 de janeiro de 2026
PLANTÃO POLICIAL - 08.01.25
Por Da Reportagem Local | 07 de janeiro de 2026
Zoológico Municipal recebe projeto Ecoférias neste mês