O prefeito Padre Osvaldo (PL) assinou termo de cooperação, nesta quarta-feira, 22, para implantação de 50 pontos de coleta do programa Óleo do Bem no município. A cidade será a 20ª do interior de São Paulo a receber a iniciativa de coleta e reciclagem de óleo de cozinha usado. O projeto é do Instituto Triângulo, que foi representado por seu presidente Eduardo Maki.
O Óleo do Bem é uma iniciativa socioambiental que disponibiliza ampla rede de pontos de entrega voluntária de óleo de cozinha usado em unidades de ensino, de saúde, além de pontos comerciais e instituições sociais. Atualmente, o projeto tem 600 pontos em 19 cidades paulistas.
Com o trabalho, já foram reciclados 122 mil litros de óleo de cozinha usado, o que significa que mais de 3 bilhões de litros de água foram preservados de uma possível contaminação. Todo óleo recebido é transformado no sabão ecológico e em outros produtos, evitando o descarte incorreto e a poluição dos solos, dos rios e demais fontes de água da cidade.
Para cada litro de óleo usado doado, o morador de Catanduva ganhará, em troca, uma barra de sabão ecológico para uso na limpeza doméstica. Os locais de entrega ainda não estão definidos, mas a prefeitura confirmou que todas as escolas municipais serão pontos de recebimento.
A população já pode ir guardando o resíduo: basta deixar o óleo esfriar, colocar em garrafa pet e, assim que os pontos de coleta Óleo do Bem estiverem funcionando, o que acontecerá em cerca de 20 dias, levar até lá e fazer a troca pelas barras de sabão.
Autor