
Parece até notícia repetida, mas não é. Os estoques de vacina contra a Covid estão zerados em Catanduva. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde. O problema já foi relatado em outubro deste ano. Na época, as seis unidades de saúde que realizam a aplicação do imunizante não podiam atender a população.
A situação atingia quase que todo o Brasil naquela ocasião. Seis em cada dez municípios estavam sem vacina, de acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Uma nova remessa foi enviada no final de outubro e, assim, a vacinação foi retomada. Hoje, além de Catanduva, São José do Rio Preto e São Paulo já informaram que a vacina está indisponível.
A Secretaria de Estado da Saúde explicou que a vacina contra a Covid é adquirida e distribuída pelo Ministério da Saúde, cabendo ao Estado apenas a distribuição para as cidades.
Segundo a pasta, em outubro foi solicitado ao órgão federal 500 mil doses do imunizante contra a doença, recebendo apenas 210 mil. Em novembro, foram pedidas 150 mil doses e recebidas apenas 23 mil, que já estão sendo distribuídas aos municípios.
Já o Ministério da Saúde afirmou que não há desabastecimento e que entre outubro e novembro enviou 233 mil doses ao Estado, das quais foram aplicadas 183 mil até 19 de novembro, e garantiu ainda que no próximo mês vai enviar mais 8 milhões de doses para todo o país.
Autor
