Catanduva fica sem vacina contra a Covid mais uma vez
Problema já foi relatado em outubro deste ano; Ministério da Saúde nega desabastecimento
Foto: Izinaldo Barreto - Catanduva, Rio Preto e São Paulo já informaram que a vacina está indisponível
Por Da Reportagem Local | 04 de dezembro, 2024

Parece até notícia repetida, mas não é. Os estoques de vacina contra a Covid estão zerados em Catanduva. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde. O problema já foi relatado em outubro deste ano. Na época, as seis unidades de saúde que realizam a aplicação do imunizante não podiam atender a população.

A situação atingia quase que todo o Brasil naquela ocasião. Seis em cada dez municípios estavam sem vacina, de acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Uma nova remessa foi enviada no final de outubro e, assim, a vacinação foi retomada. Hoje, além de Catanduva, São José do Rio Preto e São Paulo já informaram que a vacina está indisponível.

A Secretaria de Estado da Saúde explicou que a vacina contra a Covid é adquirida e distribuída pelo Ministério da Saúde, cabendo ao Estado apenas a distribuição para as cidades.

Segundo a pasta, em outubro foi solicitado ao órgão federal 500 mil doses do imunizante contra a doença, recebendo apenas 210 mil. Em novembro, foram pedidas 150 mil doses e recebidas apenas 23 mil, que já estão sendo distribuídas aos municípios.

Já o Ministério da Saúde afirmou que não há desabastecimento e que entre outubro e novembro enviou 233 mil doses ao Estado, das quais foram aplicadas 183 mil até 19 de novembro, e garantiu ainda que no próximo mês vai enviar mais 8 milhões de doses para todo o país.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 26 de setembro de 2025
‘Nem todas as mulheres querem sentir dor com tratamento estético’
Por Da Reportagem Local | 24 de setembro de 2025
Hospital Unimed São Domingos inaugura maternidade amanhã
Por Da Reportagem Local | 22 de setembro de 2025
24 hospitais da região têm melhor índice de captação de órgãos de SP