Catanduva e região iniciam aplicação da dose de reforço em adolescentes de 12 e 17 anos
Medida segue a diretriz do Ministério da Saúde e do Governo Estadual; são administrados os imunizantes da Pfizer e Coronavac
Foto: JOSÉ FERNANDO OGURA - Terceira dose da vacina contra a Covid-19 é aplicada em adolescentes no intervalo de 4 meses
Por Myllayne Lima | 01 de junho, 2022
 

A Secretaria de Saúde de Catanduva iniciou na segunda-feira, 30, a aplicação da dose de reforço em adolescentes com idades entre 12 e 17 anos. A medida segue a diretriz do Ministério da Saúde e do Governo Estadual. 

A pasta não informou quantos adolescentes em Catanduva nesta faixa etária receberam a segunda e estão aptos para a imunização com a terceira dose. Entretanto, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou em nota que em todo território paulista 3 milhões de adolescentes entre 12 a 17 anos já foram vacinados com a segunda dose contra a Covid-19. 

“São Paulo começou nesta segunda-feira (30) a aplicar a 3ª dose da vacina de Covid-19 para os  adolescentes de 12 a 17 anos de idade, conforme diretriz do Ministério da Saúde. Os municípios poderão utilizar para o esquema vacinal deste público Pfizer e Coronavac, conforme disponibilidade nas unidades de saúde. Estes são os imunizantes aprovados para os adolescentes pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, informou a Secretaria de Estado da Saúde. 

A SES explica ainda que há um intervalo de 4 meses entre a segunda e terceira dose. “A dose de reforço pode ser aplicada após 4 meses da segunda dose. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas. No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.” 

A pasta garante o envio de novas doses. “A Secretaria de Estado da Saúde enviará novos lotes de vacina no início da semana, conforme solicitação dos municípios e também de acordo com o envio de mais imunizantes por parte do Ministério da Saúde.” 

No estado há 466 mil faltosos, entre adolescentes de 12 a 17 anos. “A SES reitera a importância da conclusão do esquema vacinal para garantir a proteção contra a Covid-19, com pelo menos duas doses. O Estado tem cerca de 466 mil faltosos, entre adolescentes de 12 a 17 anos.” 

A vacinação em Catanduva é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, localizado na rua Pará, 255, Centro.  

REGIÃO 

As cidades da região de Catanduva também iniciaram na segunda-feira, 30, a aplicação da terceira dose em adolescentes. O atendimento em pontos e horários estratégicos.  

Em Ariranha, o atendimento é realizado na UBS Dr. Miguel Hernandez, de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h. Na cidade de Itajobi, a imunização é feita sala de vacinas da unidade de saúde central, em frente à Igreja Matriz, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. 

Elisiário está aplicando a dose de reforço mediante agendamento e de acordo com a disponibilidade de doses. A vacinação é realizada no Centro de Saúde José Ribeiro Ferraz, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O agendamento deve ser feito pelo telefone (17) 3529-1207. Já em Santa Adélia as doses estão sendo aplicadas em todas as Unidades de Saúde, das 8h às 15h. 

 

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
FPA oferece Curso Internacional de Gerontologia e Geriatria às equipes
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Unimed realiza Auditoria de Manutenção do certificado NBR ISO 9001
Por Da Reportagem Local | 17 de abril de 2024
Projeto celebra a vida de pacientes internados nos hospitais da Fundação