Catanduva confirma sete mortes por Covid em apenas 10 dias
Dados da Secretaria de Saúde apontam que vítimas era dois homens de 68 e 76 anos, e cinco mulheres de 69, 87 e 93 anos; todos apresentavam algum tipo de comorbidade
Crédito: José Cruz/Agência Brasil - Baixo percentual de vacinação com o reforço da bivalente preocupa
Por Da Reportagem Local | 12 de março, 2024

Catanduva confirmou sete mortes por Covid-19 em apenas 10 dias, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Saúde na última sexta-feira, dia 8. Os números dizem respeito ao período de 24 de fevereiro a 4 de março. Dentre as vítimas, duas eram homens com idades de 68 e 76 anos, e cinco mulheres de 69, 87 e 93 anos. Ainda de acordo com a Secretaria, todos os pacientes apresentavam algum tipo de comorbidade.

Ao todo, do dia 1º de janeiro a 8 de março deste ano foram registradas 2.484 notificações de Covid em Catanduva, sendo que 766 foram confirmadas. Nestes 68 dias de contagem, a média foi de 11,2 casos por dia no município.

Outra preocupação da Saúde de Catanduva é o baixo percentual de vacinação com o reforço da bivalente, que está em 9,87% da população elegível para receber a imunização. A falta de procura pela vacina é uma tendência em todo o estado de São Paulo, que, segundo pesquisa da plataforma Info Tracker, está passando por uma nova onda de Covid.

Dados da plataforma, que monitora a evolução da doença no país, apontam que o estado paulista teve um aumento de 85% dos casos na última semana, saltando de 7 mil para 13 mil infectados em apenas 15 dias. O número de mortes também sofreu um aumento crítico de 54%, passando de 57 para 88 vítimas no mesmo período.

Segundo pesquisa, os dados da última semana são os maiores vistos neste ano. Os possíveis motivos para este aumento são a rápida disseminação de novas sub variantes da Ômicron, como a JN1, assim como a realização de eventos que geraram deslocamento em massa.

Tendo em vista este cenário, a Secretaria Estadual da Saúde emitiu uma nota afirmando que mantém o monitoramento constante do cenário epidemiológico e reforçou a importância da vacinação contra a Covid-19.

PONTOS DE IMUNIZAÇÃO

Em Catanduva, há diversos pontos de imunização fixos, que funcionam de segunda a sexta-feira. São eles o Centro de Especialidades Médicas, na rua Pará, nº 5; a Unidade de Saúde da Família Dr. José Rocha, na Avenida Caxias do Sul, nº 850, no bairro Gavioli; Unidade Básica de Saúde Dr. José Barrionuevo Rodrigues, na rua Pirajuí, nº 1.171, Vila Soto; Unidade Básica de Saúde Enf. Diomar José dos Santos, na rua Guariba, nº 913, no Glória 3; Unidade de Saúde da Família Dr. Athos Procópio de Oliveira, na rua Camanducaia, nº 200, no Imperial; e Unidade de Saúde da Família Dr. Armindo Mastrocola, no Santa Rosa, na rua Mococa, nº 355, até a finalização da reforma da Unidade de Saúde da Família do Solo Sagrado.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade