A Secretaria de Saúde de Catanduva confirmou que ainda há doses da vacina Pfizer Baby disponíveis nas cinco unidades que fazem a imunização contra a Covid-19 na cidade. No país, o imunizante pediátrico está em falta e o governo federal confirmou ontem, dia 6, que o estoque para atender crianças de até 11 anos de idade está esgotado.
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que o governo negocia a antecipação de remessas previstas para o fim de janeiro. Ela frisou que já realizou reuniões com a Pfizer e que a expectativa é que sejam antecipadas remessas de 3,2 milhões de doses para esse público e outras 4,5 milhões para crianças entre quatro e 11 anos.
A outra vacina pediátrica aprovada para crianças menores, a Coranovac, produzida pelo Instituto Butantã, pode ser aplicada a partir dos três anos de idade. A secretária, contudo, disse que o contrato com o instituto, paralisado pela gestão anterior, será retomado em breve.
NÚMEROS
Foram aplicadas em Catanduva total de 216 doses em crianças de 6 meses a 4 anos. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, nas unidades Dr. José Rocha (Gavioli), Dr. José Barrionuevo Rodrigues (Jardim Soto), Enf. Diomar José dos Santos (Parque Glória III), Dr. Alcione Nasorri (Solo Sagrado) e Dr. Athos Procópio de Oliveira (Jardim Imperial).
Além das crianças, a Secretaria de Saúde está aplicando a 4ª dose da vacina em pessoas acima de 18 anos e a 3ª dose em adolescentes acima de 12 anos. Os pontos de atendimento são os mesmos. Desde o início da campanha, o município já aplicou mais de 302 mil doses.
(Com informações da Agência Brasil)
Autor