Câncer de próstata tem 90% de chance de ser curado, destaca urologista
Gabriel Gustavo dos Santos, do Austa Hospital, de Rio Preto, ressalta a importância dos exames preventivos PSA e toque retal uma vez por ano
Foto: Divulgação - Urologista Gabriel dos Santos alerta para fatores de risco do câncer de próstata
Por Da Reportagem Local | 02 de novembro, 2023

Mais de 71 mil homens vão ter câncer de próstata no Brasil somente este ano, de acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca). É o segundo câncer com maior incidência no Brasil: a cada 7 minutos, um homem é diagnosticado e a cada 40 minutos, um morre. Daí a importância do Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a saúde masculina.

“Quando o câncer da próstata é diagnosticado no início, a chance de cura é maior do que 90%. Já quando o tumor é descoberto em estágio avançado, a chance de morte também é maior que 90%”, afirma o urologista Gabriel Gustavo dos Santos, do Austa Hospital, de Rio Preto, que ressalta a importância dos exames preventivos PSA e toque retal uma vez por ano.

Infelizmente, 20% dos homens só ficam sabendo que têm câncer quando o estágio é avançado, segundo o Inca. “É muito triste quando constatamos um paciente com o tumor já grave, quando teria grande probabilidade de estar curado se descobrisse no início da doença”, lamenta.

Isso acontece porque, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e cresce lentamente. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Por isso a rotina do exame anual é tão importante.

O câncer de próstata, glândula responsável pela produção de esperma, é o tipo mais frequente entre os brasileiros, depois do de pele, ocorrendo geralmente em homens com mais de 65 anos (6 em cada 10 casos da doença são diagnosticados nesta faixa etária para cima). Segundo o Inca, a incidência na população masculina brasileira é de 53 casos para cada 100 mil habitantes.

Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria – que é a presença de sangue na urina.

DIAGNÓSTICO

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou 50 anos sem esses fatores devem ir ao urologista anualmente e fazer os exames preventivos.

Os fatores de risco para a pessoa ter maior possibilidade de ter o câncer são: histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão e tio; a raça, já que homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; e a obesidade.

O urologista Gabriel dos Santos explica que o câncer de próstata pode ser diagnosticado através do exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). “Caso o médico constate o aumento da glândula ou PSA alterado, realiza uma biópsia para averiguar a presença do tumor e se é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases”, salienta.

O urologista explica que o tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta, o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção considerada.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade