Campanha de vacinação contra a pólio termina nesta sexta-feira
Meta é imunizar 95% das crianças menores de 5 anos a fim de evitar o risco de reintrodução do poliovírus no país
Foto: Prefeitura de Catanduva - Gotinha está disponível em todas as unidades de saúde, exceto Lunardelli e Solo Sagrado
Por Guilherme Gandini | 13 de junho, 2024

Todas as crianças menores de 5 anos devem ser levadas aos postos de saúde para serem imunizadas contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% de um total de 13 milhões de crianças na faixa etária definida. Em Catanduva, o público-alvo da campanha é estimado em 7,3 mil crianças.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite vai até sexta-feira, 14 de junho. A expectativa é reduzir o número de crianças não imunizadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil. A imunização é a única forma de prevenção contra a doença.

O Ministério da Saúde reforça que a campanha deste ano, em particular, é importante para o enfrentamento à pólio, já que o Brasil está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP), no formato injetável.

Com a mudança, o esquema vacinal e a dose de reforço contra a doença, a partir do segundo semestre deste ano, serão feitos exclusivamente com a VIP. “Todos os estados e municípios receberão as normas e diretrizes dessa alteração”, destacou a pasta.

A vacinação em Catanduva está em andamento em todas as unidades de saúde, exceto no Lunardelli e Solo Sagrado, que estão em reforma. Conforme o painel de coberturas vacinais do Ministério da Saúde, a cobertura atual é de 78,3% na cidade.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Casos de dengue voltam a subir na cidade; Saúde aposta em capacitação
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
No Dia Mundial do Diabetes, médico explica doença e derruba mitos
Por Da Reportagem Local | 13 de novembro de 2025
Botox contra a enxaqueca: a estética dá lugar à saúde