A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, realizará no próximo sábado, dia 7 de outubro, a Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. Todos os imunizantes previstos no calendário para esta faixa etária estarão disponíveis.
A estratégia integra o Movimento Nacional Pela Vacinação e tem como objetivo retomar as altas coberturas vacinais no país.
Para a mobilização, as unidades de saúde dos bairros, com exceção das que estiverem fechadas para reforma, estarão de plantão. O CEM (Centro de Especialidades Médicas), antigo Postão, na rua Pará, também estará aberto. O atendimento será das 8 às 17 horas e será necessário apresentar a carteira de vacinação.
“Nossas equipes estão mobilizadas para garantir a vacinação e evitar a reintrodução de doenças erradicadas e outras que podem ser prevenidas com imunização. Contamos com os pais e/ou responsáveis para levar as crianças e os adolescentes para as doses necessárias”, comenta o Secretário Municipal de Saúde, Adriano César Araújo.
Além das crianças e adolescentes, a população em geral, das demais faixas etárias, poderão receber vacinas, de acordo com o calendário de vacinas e intervalo entre as doses.
CRESCIMENTO
A cobertura vacinal em São Paulo para diversas doenças está abaixo dos níveis ideais desde 2016. No entanto, levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta que todas as vacinas do calendário tiveram crescimento da cobertura nos primeiros três meses de 2023.
O nível de cobertura considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde é de 90%. Vacinas como as de poliomielite e sarampo, que tinham cobertura abaixo de 80% desde 2021, chegaram neste ano a 85,9% e 89,9%, respectivamente.
DOSES
A Campanha de Multivacinação vai oferecer imunizantes de poliomielite, meningocócica C conjugada, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, varicela, HPV (entre 9 e 14 anos), BCG (tuberculose) e covid-19.
Autor