Os pacientes do Hospital Emílio Carlos (HEC) tiveram a manhã agitada do dia 20 de outubro com a visita da cachorrinha Sofia, que faz parte do projeto Cãoterapia da Fundação Padre Albino, iniciado no fim de 2021. A ida da pet ao hospital se deu por meio da Terapia Assistida por Animais (TAA), em que cães, devidamente treinados e com vacinas atualizadas, mantêm contato com os pacientes como forma de estímulo no desenvolvimento da saúde física, social e emocional.
A visita de Sofia fez parte da Terapia Assistida por Animais, que ajuda no bem-estar físico e emocional de pacientes de hospitais da Fundação Padre Albino (FPA). A ação compôs o cronograma do Outubro Prateado, em comemoração ao mês do idoso.
As visitas do projeto “Cãoterapia” acontecem todos os meses nos hospitais da Fundação Padre Albino. A ação é de responsabilidade do Comitê Amigo do Idoso do Hospital Emílio Carlos, do Grupo de Trabalho e Humanização e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da FPA.
Todos os cuidados para a entrada do animal são tomados pela tutora da cachorrinha Sofia e coordenadora de Enfermagem do HEC, Ana Laura Flores.
“Faço a entrega da carteira de vacinação, declaração e o atestado médico para que a visita seja segura, garantindo a saúde dos pacientes e também do animal”, disse Ana Laura, afirmando que além de todos os benefícios para a saúde emocional, a terapia tem como principal objetivo criar laços entre o paciente e um animal como parte integrante do processo de recuperação.
Autor