Bienal leva movimentos das coreografias do impossível ao Sesc Rio Preto
Com recorte pensado especialmente para a cidade e correalizada pelo Sesc São Paulo, a mostra abre para o público nesta terça-feira
Foto: Levi Fanan - Mostra se expande para 14 cidades e Rio Preto receberá recorte com 12 artistas
Por Da Reportagem Local | 05 de março, 2024

A cidade de São José do Rio Preto será palco de um dos recortes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Sesc São Paulo. A mostra desembarca na cidade nesta terça-feira, 5 de março, e permanecerá até 26 de maio.

Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição foi um sucesso em 2023, recebendo aclamação tanto do público quanto da crítica.

Este ano, a mostra se expande para 14 cidades e Rio Preto receberá recorte especial com 12 artistas: Aurora Cursino dos Santos, Carmézia Emiliano, Colectivo Ayllu, Frente 3 de Fevereiro, Januário Jano, Katherine Dunham, Luana Vitra, Marilyn Boror Bor, Maya Deren, Rommulo Vieira Conceição, Ubirajara Ferreira Braga e Zumví Arquivo Afro Fotográfico.

A Bienal de São Paulo – coreografias do impossível explora as complexidades e urgências do mundo contemporâneo, abordando transformações sociais, políticas e culturais. A curadoria busca tensionar os espaços entre o possível e o impossível, o visível e o invisível, o real e o imaginário, dando voz a diversas questões e perspectivas de maneira poética.

A coreografia, entendida como um conjunto de movimentos centrados no corpo que desafia limites, considera diversas trajetórias e áreas de atuação, criando estratégias para enfrentar desafios institucionais e curatoriais. As coreografias do impossível geram suas próprias relações, tempos e espaços, oferecendo uma experiência marcante aos visitantes.

Para os curadores, é crucial que a exposição alcance mais cidades, transcendendo os limites do Pavilhão da Bienal. Segundo eles, "os debates propostos pela 35ª Bienal atravessam inúmeros territórios de todo o mundo; assim, que as coreografias do impossível não estejam restritas ao Pavilhão da Bienal é de extrema importância para o trabalho realizado”.

Andrea Pinheiro, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, destaca a relevância do programa de mostras itinerantes: “Levar as coreografias do impossível para mais cidades e com um parceiro tão importante quanto o Sesc é de extrema importância para o fortalecimento das instituições culturais do Brasil. A troca de experiências entre públicos e instituições é uma das grandes riquezas das itinerâncias da Bienal de São Paulo".

VISITAÇÃO

A abertura da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível no Sesc Rio Preto será nesta terça-feira, 5 de março, às 19h30, com visitação de 6 de março a 26 de maio de terça a sexta-feira, das 13 às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h30. O endereço é av. Francisco das Chagas Oliveira, 1.333, em Rio Preto. A entrada é gratuita.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Glauber Cunha traz personagem Dona Sônia ao Teatro Municipal na 5ª
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Grupo Flor de Chita apresenta espetáculo no Teatro Sérgio Cardoso
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Joaquim e José apresentam ‘No Ponteio da Viola’ hoje no Sesc Catanduva