Bandalheira do Bem visita Santa Adélia e Pindorama na terça-feira
Projeto leva música, diversão, arte e entretenimento de forma gratuita à crianças e jovens da região
Foto: DIVULGAÇÃO - Bandalheira do Bem reúne apresentações de dança, música, malabares e palhaços
Por Da Reportagem Local | 05 de setembro, 2022
As cidades de Santa Adélia e Pindorama recebem na terça-feira, dia 6, o projeto Bandalheira do Bem. Em Santa Adélia, a trupe chega às 9 horas e se apresenta na Praça Dr. Adhemar de Barros. Depois parte para Pindorama, com ação prevista para as 14 horas, na Praça da Matriz Santo Antônio. As atividades são gratuitas e voltadas a estudantes de escolas públicas e à população em geral.  
 
A 4ª edição do projeto promete levar música, diversão, arte e entretenimento às cidades que farão parte da turnê que se inicia nesta terça-feira, dia 6, e deve contar com nove apresentações presenciais e três online, com lives e oficinas culturais pela internet.  
 
A origem da Bandalheira do Bem está associada a ações voluntárias de seus integrantes, em hospitais e asilos, o que trouxe uma importante experiência ao grupo. Com o passar do tempo, o projeto ganhou o carinho do público e, a fim de aprimorar as ações, buscaram o apoio da o apoio da Lei de Incentivo do Governo do Estado de São Paulo, o ProAC ICMS, que possibilitou ao grupo procurar patrocinadores para o projeto.  
 
Com isso, a Bandalheira do Bem ampliou a agenda de atividades. A cada edição, desde 2017, o grupo reinventa sua performance, cria novos repertórios e incrementa a apresentação com um tradicional cortejo inicial, um resgate da cultura popular brasileira, tendo como palco praças públicas, centros culturais e ainda uma apresentação especial em um teatro da cidade de Ribeirão Preto.  
 
Em 2022, a 4ª edição da Bandalheira do Bem faz uma retomada muito aguardada pelos artistas envolvidos, após a pandemia do coronavírus. A nova temporada conta com nove apresentações presenciais em espaços públicos e três virtuais. A programação conta com apresentação e demonstração de diferentes instrumentos, apresentação de dança de rua, malabares e palhaço, além de um show completo da banda Bandalheira, que promete muita interatividade com o público.
 
“Estamos ansiosos para o reencontro com a plateia e, por isso, preparamos novidades. Além da diversão, acredito que algumas crianças e adolescentes podem ver nessas atividades, também uma opção profissional, já que muitos descobrem o seu talento a partir do contato com o projeto”, diz o músico Dimi Zumquê, diretor artístico do projeto.  
 
Além de Dimi, integram a banda Alessandra Freire, Eder Bortolato, Tales Gonzales, Michael Toro, Erick Ferreira, Michel Miranda e as jovens cantoras Luisa Farias e Julia Lilás, que além do talento, proporcionam maior identificação do público com o projeto. Quem acaba de chegar ao grupo é a multiartista Ju Cadeco, que traz sua experiência em teatro para incrementar o trabalho da trupe.  
 
A dança é um atrativo extra para o grupo e conta com a supervisão do professor de dança Alexandre Snopp, coreógrafo premiado. Com mais essa modalidade artística, o grupo estimula a desenvoltura, a criatividade, a capacidade de improvisar e interagir com os participantes e o público.  
 
A expectativa é que as apresentações atraiam cerca de 600 crianças por show. “Queremos levar nossa arte para instigar e desencadear transformações no público participante”, acrescenta Dimi Zumquê. 
 
A Bandalheira do Bem é uma realização da Zumquê Produções, com o apoio do ProAC-ICMS, Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de São Paulo e da AW&G Assessoria e Consultoria. Conta com o patrocínio da Colombo Agroindústria, Açúcar Caravelas, Grupo Imediato e Bostik Fortaleza.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Coletivo Dell’arte reestreia espetáculo ‘Yerma’, no Sesc, na quinta-feira
Por Guilherme Gandini | 05 de maio de 2024
Espetáculo circense é atração no Sesc Catanduva na manhã de domingo
Por Stella Vicente | 01 de maio de 2024
Festival de Dança está com inscrições abertas e tem R$ 30 mil em prêmios