Banda Sinfônica de Catanduva se apresenta hoje com o tenor Tobias Varini
Segundo evento da temporada será neste sábado, dia 13, no Teatro Municipal Aniz Pachá
Foto: DIVULGAÇÃO: Primeiro concerto da temporada da Banda Sinfônica foi apresentado no dia 22 de julho, na Igreja Matriz
Por Da Reportagem Local | 13 de agosto, 2022

Guilherme Gandini 

Editor-Chefe 

 

Stella Vicente 

Da Reportagem Local 

 

A Banda Sinfônica de Catanduva apresenta mais uma edição do Concerto Sinfônico neste sábado, dia 13, às 20 horas. Além do grupo, a peça musical terá a participação especial do tenor Tobias Varini. A exibição terá duração aproximada de 60 minutos e deve contar com obras de Mahler, Puccini, Strauss, Vangelis e Verdi. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.  

Este será o segundo concerto da temporada. Anteriormente, em julho, conduzida pelo maestro Guilherme Moreira, a Banda Sinfônica se apresentou na Igreja Matriz. Agora, o concerto será realizado no Teatro Municipal Aniz Pachá, localizado na rua 14 de Abril, 50, no Jardim do Bosque.   

A Banda Sinfônica de Catanduva é composta por cerca de 40 músicos de instrumentos característicos de tal formação, como flautas, clarinetes, saxofones, trompetes, trompas, trombones, contrabaixo, piano e percussão. Para este concerto, contará também com o Coro Sinfônico com 20 vozes divididas entre Sopranos, Contraltos, Tenores e Barítonos.   

De acordo com o maestro Guilherme Moreira, o objetivo é ampliar o acesso à música clássica, através de shows de alta qualidade artística e um repertório variado para alcançar a todos os públicos. O repertório da banda é abrangente e contém temas nacionais e de outros países, como também composições sacras e tradicionais, além de peças de temas de filmes, entre outros.  

As atividades do Coro Sinfônico e da Banda Sinfônica são abertas a todos os interessados em participar. Os ensaios do coro são realizados às segundas-feiras, das 20h às 21h, e aos domingos, das 8h30 às 11h30, para a banda, ambos na Estação Cultura. As atividades integram as Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura de Catanduva. 

MAESTRO 

Guilherme Augusto Machado Moreira, de Catanduva, regente da Banda Sinfônica e do Coro Sinfônico, iniciou na música ainda pequeno nas bandas e fanfarras da cidade, acompanhado de seu pai, grande incentivador e primeiro professor de trompete, seu primeiro instrumento. Participou de oficinas e workshops com os professores Clovis Beltrami, Mônica Giardini, Vagner Franco e Paulo de Tarso.   

Profissionalmente, atuou como professor de música na escola Gente Miúda, Trompista na Orquestra Sinfônica de Catanduva (Osca), na Orquestra Sinfônica Jovem de Lins, na Orquestra Sinfônica de Barretos e na Orquestra Sinfônica de Rio Preto. Foi maestro de diversos projetos musicais, bandas e orquestras da região, como a Orquestra Filarmônica da AD. Catanduva e Filarmônica Novo Tempo.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Sesc Catanduva apresenta ‘É pra Jazz’ com Henrique Mota Trio esta noite
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Feirart volta a ser realizada em Catanduva no mês de maio
Por Guilherme Gandini | 17 de abril de 2024
Artistas brasileiros expõem obras no Salão de Arte de Luxemburgo