Arte-educador faz oficina de criação de personagens por meio do desenho
Para Marcel Fachetti, data celebrada neste sábado é válida, mas ele acredita que profissionais podem comemorar diariamente seus trabalhos
Crédito: Arquivo Pessoal - Marcel Fachetti acredita que para ser um bom desenhista é preciso ter responsabilidade e estratégia
Por Stella Vicente | 14 de abril, 2023

Celebrado em 15 de abril, o Dia Mundial do Desenhista foi criado em homenagem ao nascimento de um dos mais famosos desenhistas de todos os tempos: Leonardo da Vinci. A comemoração foi instituída pela primeira vez em 2011, sendo uma iniciativa da Associação Internacional de Artes (IAA).

Para o desenhista catanduvense Marcel Fachetti, a data é realmente válida, mas ele ainda acredita que estes profissionais comemoram diariamente ao postar suas artes em redes sociais ou ao expô-las de alguma maneira para a sociedade. “Eu falo que o desenhista também salva o mundo, sendo capaz de mudá-lo e chamar a atenção das pessoas”, declara Marcel.

Ele também é arte-educador das Oficinas Culturais de Catanduva, onde possui sua própria, chamada “Concept: criações de personagens”. Neste curso as pessoas aprendem o passo a passo para criar seu próprio personagem.

Além disso, o jovem ou a criança também começa a ter o conhecimento de seus traços, desde o aprendizado do esboço, a técnicas dos lápis e a postura ideal. Assim, segundo Marcel, eles podem criar as poses de seus personagens com mais facilidade. “As oficinas estarão disponíveis em breve. Na semana que vem já estou iniciando meu trabalho”, conta o desenhista.

Em Catanduva, ele observa que a prática do desenho de super-heróis, que é sua especialidade, é algo inovador e pioneiro, que está chegando agora. “Para incentivar as pessoas é necessário que elas tenham interesse e curiosidade de aprender e fazer propagandas do seu conteúdo para chamar atenção”, aponta Marcel.

O arte-educador acredita que para ser um bom desenhista é preciso ter responsabilidade e ser estratégico na hora de criar um desenho e saber como começar um trabalho artístico na hora de aplicar no papel ou na tela, além de outros aspectos como ter sabedoria e imaginação.

“A importância de um profissional desenhista é estar cada vez mais melhorando e explorando seus trabalhos artísticos, expandindo seus horizontes e sendo mais conhecido na área em questão”, ressalta o arte-educador catanduvense.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Coletivo Dell’arte reestreia espetáculo ‘Yerma’, no Sesc, na quinta-feira
Por Guilherme Gandini | 05 de maio de 2024
Espetáculo circense é atração no Sesc Catanduva na manhã de domingo
Por Stella Vicente | 01 de maio de 2024
Festival de Dança está com inscrições abertas e tem R$ 30 mil em prêmios