As obras de ampliação e reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed São Domingos (HUSD), da Unimed Catanduva, avançaram mais uma etapa. Com o propósito de oferecer a melhor qualidade em seus serviços prestados aos pacientes e profissionais, o investimento pode ser concluído até setembro.
A construção, no estilo stell frame, é dotada de um sistema isolante térmico e acústico que diminui o ruído e incidência de calor. O espaço conta com janelas especiais antirruídos, para reduzir o barulho exterior, além de iluminação natural. O sistema de infraestrutura utiliza coluna com ponto de gases medicinais (essenciais para uso de inalação ou ventilação mecânica), rede elétrica e sinal de lógica. Tudo centralizado na coluna suspensa, que facilita a disposição dos equipamentos.
A nova UTI contará com duas unidades de enfermagem, sendo uma de manipulação de medicamentos (área molhada) e outra com área de prescrição (onde é feita a administração e monitoramento da evolução dos pacientes).
De acordo com o coordenador de Manutenção do HUSD, Fabio Sato Coelho, nesta nova fase foram instalados a manta vinílica (piso), forro e parte das portas de acesso entre sala do Centro Cirúrgico, UTI e leitos. Todo ambiente já conta com ar-condicionado e iluminação.
HOSPITAL DIA
De forma simultânea, o HUSD investe na construção do novo Hospital Dia, que contará com seis leitos (dois pré-anestésicos e quatro pós-anestésicos) na sala de Recuperação Pós Anestésica (RPA). O ambiente terá ligação direta com a nova sala do Centro Cirúrgico, construída junto à nova UTI.
“No Hospital Dia, foi instalado um duto para a passagem de ar central, que alimentará a UTI e a nova ala. Já estão quase prontos os banheiros e a rede de gases. O próximo passo é o fechamento do gesso, a última etapa do processo”, explicou Coelho.
Autor